II Liga

Vilafranquense regressa às vitórias na Liga SABSEG ao cair do pano

LPFP

Equipa de Vila Franca de Xira, que fora derrotada na anterior ronda, celebrou em tempo de compensação ante a Académia, que pode ficar ainda mais para trás na corrida à despromoção

O futebolista Belkheir garantiu este sábado, já em cima dos 90 minutos, a vitória do Vilafranquense sobre a Académica, por 2-1, em jogo da 23.ª jornada da Liga SABSEG, disputado no Estádio Municipal de Rio Maior.

Ao intervalo, o marcador ditava o empate a uma bola, com golos de Nené, para os ribatejanos, e de João Carlos, para os "estudantes", mas já perto do fim, Belkheir, que entrara a seguir ao descanso, garantiu o regresso dos ribatejanos aos triunfos após a derrota em Chaves (1-0) na jornada anterior.

A partida começou equilibrada, sem ocasiões de golo dignas de registo. As duas formações procuravam assumir o jogo, mas não mais faziam do que privilegiar a posse de bola e o ataque organizado.

O primeiro tento chegou aos 19 minutos, pelo brasileiro Nené. Lumeka - reforço de inverno dos ribatejanos que fez a estreia como titular - protagonizou um excelente lance individual à esquerda do ataque e, após tirar o opositor direto da frente, só teve de assistir o brasileiro que, desta forma, chegou aos seis golos no campeonato, o décimo na época.

O golo animou o encontro e, após ver uma primeira tentativa passar perto do poste direito, João Carlos viria a chegar ao empate, aos 25 minutos, através de um penálti que o próprio sofreu.

Até ao intervalo, o ritmo de jogo voltou a cair e o principal destaque foi para a oportunidade que Lumeka desperdiçou, aos 30 minutos, na cara de Stojkovic.

Ao intervalo, Filipe Gouveia arriscou, passando de um "3-4-3" para um "4-3-3", e o recém-entrado Belkheir até podia ter recolocado os ribatejanos em vantagem novamente, mas o remate acabou por embater no colega de equipa Nené.

O Vilafranquense foi sempre a equipa mais perigosa e dispôs de duas grandes oportunidades: a primeira por Bernardo Martins, numa jogada que o próprio iniciou e tentou concluir, e depois com o guarda-redes Stojkovic a impedir, com uma grande defesa, um golo de cabeça de Nené, que apareceu completamente sozinho à frente da baliza.

Os estudantes ainda responderam por intermédio de Toro, aos 82 minutos, mas foi a equipa da casa a festejar, aos 89 minutos: Belkheir apareceu isolado e, já depois de ter ultrapassado o guarda-redes dos estudantes, garantiu os três pontos para a formação orientada por Filipe Gouveia.

Com esta vitória, o Vilafranquense ocupa a 11.ª posição, com 29 pontos, em igualdade com Mafra (10.º) e Estrela da Amadora (12.º), enquanto a Académica continua a carregar a lanterna-vermelha da Liga SABSEG com apenas 14 pontos em 23 rondas.

Redação com Lusa