Ciclismo

Volta ao Algarve: Fabio Jakobsen fez o tri em Lagos

. Getty Sport / Quick Step-Alpha Vinyl Team

Sprinter da Quick Step-Alpha Vinyl triunfou sem grande oposição, pois duas quedas partiram o pelotão em pequenos grupos. Rui Oliveira (UAE Emirates) foi quinto.

A primeira etapa da 48.ª Volta ao Algarve, com 199,1 km entre Portimão e Lagos, foi ganha por Fabio Jakobsen, da Quick Step-Alpha Vinyl, que terminou um sprint num pequeno pelotão erguendo três dedos e dizendo para as câmaras: "Tri em Lagos".

O holandês, que tinha ganho na mesma cidade em 2019 e 2020, não teve grandes dificuldades para se impor, devido ao excelente trabalho da sua equipa e a um final em pelotão reduzido, devido a duas quedas.

A tirada foi marcada pela fuga de Asier Etxeberria (Euskaltel-Euskadi), Fábio Oliveira (ABTF-Feirense), Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), que permitiu a este último vestir a camisola de líder da montanha.

A 38,6 km do final deu-se a primeira queda coletiva, que deixou vários corredores em dificuldades, como o campeão nacional José Neves (W52-FC Porto), mas a maioria ainda recolou. A 12 km de Lagos é que o pelotão partiu de vez em nova ida ao chão de vários ciclistas, com a maioria dos nacionais a perder o contacto.

Fabio Jakobsen, muito bem lançado pelos colegas, que começaram a preparar o sprint com seis homens na frente e ainda tiveram o líder, Remco Evenepoel, a puxar, bateu com facilidade Jordi Meeus (Bora-hansgrohe) e Bryan Coquard (Cofidis). O quarto foi Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) e o quinto Michele Gazzoli (Astana Qazaqstan Team).

Rui Oliveira, da UAE Emirates, foi o sexto na meta e único português entre os 25 primeiros, mas subiu a quinto mais tarde, pois Jordi Meeus foi desclassificado por sprint irregular.

Amanhã, Fabio Jakobsen vai partir de amarelo para os 182,4 km entre Albufeira e a Foia, que irão mudar a classificação geral, devido ao final em montanha. Remco Evenepoel, que é oitavo da geral e venceu essa segunda tirada em 2020, é o principal favorito, mas terá Daniel Martinez (Ineos), Brandon McNulty (UAE Emirates), David Gaudu (Groupama), Sergio Higuita (Bora), Ion Izagirre (Cofidis) e Robert Gesink (Jumbo-Visma) todos com o mesmo tempo.

Últimos vencedores em Lagos:

2020 - Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick-Step)

2019 - Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick Step)

2018 - Dylan Groenewegen (Team LottoNL-Jumbo)

2017 - Fernando Gaviria (QuickStep-Floors)

2011 - John Degenkolb (HTC-High Road)

2010 - André Greipel (Team HTC-Columbia)

2009 - Koldo Fernández (Euskaltel-Euskadi)

2008 - Tomas Vaitkus (Astana)

2007 - Alessandro Petacchi (Milram)

2006 - Bernhard Eisel (Française des Jeux)

2005 - Alexei Markov (Milaneza-Maia)

2002 - Cândido Barbosa (Liberty Seguros)