No torneio estão presentes os Luso Linx, os Vikings Ice Hockey, formação da Sertã, que também pratica hóquei em patins em linha, e duas novas equipas: o Clube Nacional de Montanhismo e o Sport Tortosendo e Benfica.
A Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP) promove, sábado e domingo, na pista de gelo das Penhas da Saúde, na Covilhã, o primeiro torneio no país de hóquei no gelo, com a presença de quatro equipas.
A prova, disputada na Serra da Estrela Ice Arena, em funcionamento desde dezembro, realiza-se entre as 10:00 e as 17:00 de sábado e no domingo a competição tem início às 7:00 e a final está prevista para as 16:00.
No torneio estão presentes os Luso Linx, os Vikings Ice Hockey, formação da Sertã, que também pratica hóquei em patins em linha, e duas novas equipas: o Clube Nacional de Montanhismo e o Sport Tortosendo e Benfica.
Segundo João Fidalgo, diretor da FDIP, o torneio realiza-se na versão quatro contra quatro, formato adequado ao recinto, com metade do tamanho de um rinque oficial, e estão inscritos 25 atletas, além dos 19 da formação que vão fazer uma demonstração.
"Este é o primeiro ensaio daquilo que queremos fazer no futuro. Este primeiro torneio vai servir de rampa de lançamento para o futuro Campeonato Nacional de Hóquei no Gelo, ao que tudo indica, no próximo ano", informou, em declarações à agência Lusa, João Fidalgo.
O dirigente federativo realçou que no torneio já se vai refletir a existência da academia de hóquei no gelo, onde aos domingos de manhã se ensina a modalidade, em aulas orientadas por Jim Aldred, treinador e ex-jogador profissional.
De acordo com João Fidalgo, há pessoas que jogavam fora do país e se encontram agora em Portugal, outros oriundos das rodas, que têm treinado na Ice Arena, mas também surgiram praticantes que estão a dar os primeiros passos no hóquei no gelo porque "passaram a ter a oportunidade de jogar e apareceram jogadores, que se foram juntando e criaram novas equipas".
"Com este torneio, queremos desenvolver a modalidade e também testar as nossas capacidades de organização, porque é uma modalidade nova, em que a federação está a fazer uma grande aposta, e tem de ganhar alguma capacidade organizativa", realçou o diretor da FDIP, à Lusa.
João Fidalgo adiantou estarem a receber contactos de pessoas com interesse "em aderir à modalidade", o que o leva a antecipar que "num futuro breve poderá haver mais do que as atuais quatro equipas e avançar com o Campeonato Nacional".
Para março, entre os dias 25 e 27, a FDIP tem agendado o primeiro torneio internacional de hóquei no gelo em Portugal, também na pista da Serra da Estrela.
Para o futuro, a federação tem a ambição de ter uma pista de gelo no país com as medidas oficiais.