Belenenses

Belenenses venceu a covid-19, mas aponta "risco real e aumentado de lesões"

Belenenses entrou em campo com nove jogadores frente ao Benfica Pedro Rocha/Global Imagens

SAD liderada por Rui Pedro Soares emitiu um comunicado esta sexta-feira.

O Belenenses emitiu esta sexta-feira um comunicado, dando conta que "o processo de recuperação do vasto grupo (79) de jogadores, técnicos e outros profissionais (...), além das respetivas famílias, deu hoje o passo definitivo."

"Estão clinicamente curados da infeção por SARS-CoV2 todos os jogadores, treinadores, elementos do departamento médico e elementos do staff. Sendo um passo importante, na melhor das hipóteses levará mais de um mês a ser completamente ultrapassado nas suas várias dimensões", refere a SAD liderada por Rui Pedro Soares.

"Com o regresso precoce à competição, tendo pouco contacto com a intensidade regular de treinos e com o relvado, prevê-se como possível que alguns atletas possam não se encontrar nas melhores condições físicas, existindo um risco real e aumentado de lesões musculares. A perda de alguma intensidade competitiva é outra consequência possível", surge mencionado.

O Belenenses mede forças com o Estoril no próximo domingo, em jogo da ronda 14 do campeonato. Os azuis tinham 19 casos com a nova variante Ómicron, sendo que os infetados tiveram de cumprir 10 dias de isolamento, após os quais saíram automaticamente. Os primeiros 14 elementos puderam regressar na quinta-feira ao Estádio Nacional, onde foi efetuada a primeira sessão de treino coletivo, após a deteção do surto no plantel.

Leia o comunicado na íntegra:

"O processo de recuperação do vasto grupo (79) de jogadores, técnicos e outros profissionais da Belenenses SAD, além das respetivas famílias, deu hoje o passo definitivo: estão clinicamente curados da infeção por SARS-CoV2 todos os jogadores, treinadores, elementos do departamento médico e elementos do staff. Sendo um passo importante, na melhor das hipóteses levará mais de um mês a ser completamente ultrapassado nas suas várias dimensões.
"Apenas o passar do tempo e o regresso progressivo aos treinos regulares poderão levar à normalidade competitiva. É importante sublinhar que, apesar dos danos desportivos e pessoais sofridos, a vacinação atempada contra a Covid-19 de todos os nossos profissionais evitou riscos e desfechos potencialmente mais graves.

Neste momento, face à maior suscetibilidade dos atletas devido à paragem forçada, a principal preocupação da Belenenses SAD será reduzir ao máximo o risco de lesão, já profundamente estudada e documentada em casos de surtos Covid-19 ocorridos no passado.

Com o regresso precoce à competição, tendo pouco contacto com a intensidade regular de treinos e com o relvado, prevê-se como possível que alguns atletas possam não se encontrar nas melhores condições físicas, existindo um risco real e aumentado de lesões musculares. A perda de alguma intensidade competitiva é outra consequência possível.

Amanhã todos os atletas serão submetidos a uma avaliação da sua condição física com vista ao jogo que se realiza no domingo. O Departamento Médico e a Equipa Técnica terão sempre como prioridade a salvaguarda da saúde dos nossos atletas.

Naturalmente, a defesa da saúde pública, confrontada com uma nova variante do vírus, mantém-se como outra das prioridades da Belenenses SAD, a par da defesa de integridade física dos jogadores."

Redação