FC Porto

FC Porto um a um contra o Atlético: Pepe sem o dom da omnipresença

Porto, 07/12/2021 - O Futebol Clube do Porto recebeu esta noite o Club Atlético de Madrid no Estádio do Dragão em jogo a contar para a 6ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões 2021/22. Pepe (Miguel Pereira/Global Imagens) Miguel Pereira/Global Imagens

A apreciação individual feita por O JOGO aos jogadores do FC Porto frente ao Atlético, jogo da última ronda da Champions ganho pelos colchoneros por 3-1.

Diogo Costa 5

Num jogo em que usou mais os pés do que as mãos, inclusive para travar remates de Griezmann e Marcus Llorent (24"), sofreu três golos e ficou a ideia que a hesitação em sair foi fatal no 2-0.

João Mário 6

Demorou a libertar-se para o ataque, mas causou mais problemas a Carrasco do que o inverso. Destaque para um bom cruzamento para Luis Díaz aos 31".

Mbemba 4

Acusou dificuldades perante a mobilidade dos atacantes, mormente depois de o jogo ter ficado partido. Perdeu a bola para De Paul no 3-0.

Zaidu 5

Sereno a defender, mesmo em situações de dois para um, fechou bem à esquerda e sacudiu algumas bolas da área. Faltou-lhe um pouco mais de audácia a atacar e, por isso, saiu aos 63".

Grujic 6

Foi quem mais acertou com a baliza na etapa inicial: primeiro num remate de longe e, depois, noutro dentro da área, ambos travados por Oblak. Incansável na luta do meio-campo e prático na entrega.

Vitinha 6

Tentou construir de forma segura, alternando o passe curto com variações de flanco. Fez o primeiro tiro da (18"), embora tenha saído contra um defesa. Perdeu gás com o tempo.

Otávio 5

Abnegado no processo defensivo, mas muito errático no passe até ao intervalo. Aos 46" serviu bem Taremi e, mais tarde, "expulsou" Carrasco.

Taremi 4

O divórcio com a baliza é preocupante para o FC Porto. Por mais que corra, que reaja bem à perda e ajude a unir setores, não pode pecar tanto na finalização e, ontem, fê-lo por duas vezes (47" e 52"), para desespero dos adeptos.

Luis Díaz 6

Concentrou a atenção de dois e, por vezes, até de três espanhóis. Mesmo assim, conseguiu soltar-se em várias ocasiões para esticar o jogo ou servir um companheiro. Aos 31" obrigou Oblak a boa defesa.

Evanilson 5

Só apareceu no jogo quando saiu do raio de ação dos defesas, que o derrubaram num par de ocasiões, entre as quais no penálti do 1-3. Teve um remate para fora.

Wendell 3

Entrou aos 63" para dar mais profundidade à esquerda, mas sete minutos depois perdeu a cabeça e foi expulso.

Sérgio Oliveira 6

Bombeou bolas para a área e ainda adiou o 3-0... por uns instantes. Reduziu nos descontos, de penálti.

Corona 4

Sem lances de destaque.

Fábio Vieira 5

Um tiro à figura de Oblak (86").

Toni Martínez 4

Não causou perigo.

A FIGURA

Pepe: 6

Capitão salva-se do naufrágio
Sofreu a primeira derrota da carreira com o Atlético de Madrid sem que pudesse fazer mais para a evitar. O capitão manteve os portistas a salvo até metade do caminho, evitando alguns calafrios a Diogo Costa devido ao bom posicionamento, que lhe permitiu intercetar várias passes e afastar os cruzamentos que caíram na sua zona. Aos 59", surgiu em cima da linha de baliza a evitar que Matheus Cunha deixasse os dragões de fora da discussão do resultado mais cedo. Infelizmente para os dragões, não conseguiu tapar todos os buracos que apareceram na parte final e a embarcação foi ao fundo. Mas ele salvou-se do naufrágio.

Bruno Filipe Monteiro