Seleção Nacional

José Lima e a derrota com a Ucrânia: "Não podemos cometer alguns dos erros que cometemos"

José Lima, selecionador dos sub-17 de Portugal. Reprodução/ FPF

Declarações de José Lima, selecionador de Portugal, após a derrota da seleção sub-17 com a Ucrânia (3-2), em jogo do Grupo 11 do primeiro torneio de apuramento para o Europeu de 2022, realizado no Estádio Algarve.

Análise da derrota: "O nosso objetivo era ganhar este jogo e atingir os nove pontos, para ficarmos no pote 1 [no sorteio da ronda de elite]. Não conseguimos. Para a Ucrânia, também era um jogo importantíssimo, porque ganhando ficariam apurados. Encararam o jogo de uma forma de "tudo ou nada". Eles jogaram muito no jogo direto e nós tivemos dificuldade em ganhar a primeira bola, enquanto eles ganhavam muitas vezes a primeira e a segunda bola. Isso fez a diferença no jogo todo."

Ucrânia: "O adversário tem a sua estratégia, como nós temos as nossas estratégias. Sabíamos que eles utilizavam o jogo mais longo, mas temos sempre alguma dificuldade contra este tipo de seleções. Não serve de desculpa, marcaram três golos e nós dois, temos de dar os parabéns e seguir o nosso trajeto."

Sorteio: "Na ronda de elite, qualquer seleção tem as suas pretensões ao apuramento para a fase final. Queríamos ir mais fortalecidos, claramente. Não vamos negar que este resultado era importante. Vamos encarar o sorteio, ver quem são os nossos adversários e depois fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para sermos apurados, sabendo que vai ser difícil. Mesmo se tivéssemos ganhado e ficássemos no pote 1, provavelmente os adversários com quem iríamos calhar seriam difíceis. Está tudo em aberto. Não podemos cometer alguns dos erros que cometemos, que depois pagamos caro".

Redação com Lusa