FC Porto

FC Porto um a um nos Açores: Oliveira abriu porta a um voo de "Lucho"

Ponta Delgada, 07/11/2021 - O Santa Clara recebeu esta tarde o Futebol Clube do Porto, no Estádio de São Miguel, em jogo a contar para a 11ª jornada da I Liga 2021/2022. Luís Diaz e Sérgio Oliveira ( Eduardo Resendes / Global Imagens ) Eduardo Resendes / Global Imagens

UM a UM >> Análise aos jogadores do FC Porto que jogaram em casa do Santa Clara (0-3) na 11ª jornada da Liga Bwin

Resumo do jogo

Diogo Costa 5

Seguro a agarrar um tiro de Lincoln, aos 18", saiu da baliza uma ou outra vez para afastar o perigo. Irritado com uma falha de comunicação com Pepe, aos 24".

João Mário 6

Na primeira parte, o jogo passou mais pelo flanco esquerdo, o que não lhe permitiu dar a eletricidade habitual à direita. Subiu de nível após o intervalo e tirou três cruzamentos interessantes.

Mbemba 6

Alguma desatenção inicial trouxe à memória a exibição no jogo da Taça da Liga, mas acertou agulhas, realizando 80" sem mácula.

Pepe 6

As intenções do Santa Clara no arranque obrigaram-no a puxar dos galões. A partir daí, acabaram as veleidades açorianas no eixo portista.

Zaidu 6

Muito chamado a jogo nos primeiros 45", combinou bem com Díaz e não descurou a atenção a Allano. No segundo tempo, geriu o ritmo.

Otávio 7

Exemplar na entrega, foi incansável na transição defensiva e é de uma recuperação sua que nasce o golo inaugural. Aos 46", meteu a bola na cabeça de Díaz para o 0-2, de régua e esquadro. Saiu aos 78", esgotado.

Sérgio Oliveira 7

Com o "gatilho" apertado, tentou a sorte em várias ocasiões, mas até foi num remate enrolado, aos 42", que abriu as contas. Disponível para pressionar e reativo à perda da posse de bola.

Grujic 6

Menos exuberante do que em Milão, nem por isso deixou de dar segurança ao miolo. Na retina ficou um grande passe para Díaz, aos 37".

Taremi 7

Tem uma inteligência de movimentos acima da média e as receções orientadas que faz são uma delícia. Antes de ser substituído, aos 83", serviu Díaz para o 0-3 final.

Evanilson 6

Muito trabalhador na frente de ataque, a fomentar a ligação entre setores de forma inatacável. Segurou bem a bola, só faltou maior acerto na finalização.

Vitinha 5

Com o resultado feito, deu o critério do costume à circulação de bola.

Francisco Conceição 6

Começa a ser tendência: entra e renova o fulgor à direita. Quase marcou aos 87".

Fábio Vieira 5

Cerca de dez minutos em campo para não deixar o jogo adormecer.

Bruno Costa 5

Entrou cheio de vontade e ainda registou uma aproximação perigosa à baliza.

Pepê 5

Um cruzamento bem tirado e pouco mais.

A FIGURA

Luis Díaz: 8 >> Ganhou asas e mordeu sem piedade

A quantidade de jogadores que o Santa Clara lhe pôs em cima da fase inicial ilustra bem a imagem que Luis Díaz criou junto dos adversários esta época. Atravessa um momento de forma exuberante e os Açores foram palco de nova noite de gala. Na primeira parte, foi um quebra-cabeças: parecia ter asas na ala esquerda, fugiu aos defesas e colocou várias bolas na área. A abrir os segundos 45", voou para responder, de cabeça, a um grande passe de Otávio e dilatar a vantagem. Fechou o resultado com uma desmarcação exemplar e, na cara de Ricardo Fernandes, não perdoou. Caso para dizer: em Díaz assim, pouco há a fazer.

Francisco Sebe