Benfica

Estoril foi só mais um exemplo: Benfica treme a fechar as partidas

Rosier empatou o jogo nos instantes finais Gerardo Santos/Global Imagens

Dos 15 golos sofridos esta temporada pelo conjunto de Jorge Jesus, sete foram consentidos no derradeiro quarto de hora de jogo.

Em vantagem no marcador frente ao Estoril desde o segundo minuto, graças a um golo de Lucas Veríssimo, o Benfica viu os canarinhos empatarem aos 90".

O 1-1 ditou a queda para o terceiro lugar, face às vitórias de FC Porto e Sporting, que agora dividem a liderança, e o golo de Rosier acentuou a tendência das águias para tremerem na fase final das partidas.

Isto porque foi já o sétimo tento, em 15 consentidos até ao momento em 2021/22, sofrido nos derradeiros 15 minutos dos jogos. Este registo representa 46,7 por cento dos golos permitidos pelos encarnados aos seus adversários.

A equipa comandada por Jorge Jesus tem-se mostrado assim mais permeável do que FC Porto e Sporting, que sofreram apenas 20% (três em 15) e 15,4% (dois em 13), respetivamente, nesta fase dos encontros.
E se os golos consentidos pelos rivais não representaram mossa no que diz respeito à perda de pontos, no caso do Benfica o desafio com o Estoril foi o segundo consecutivo em que as águias deixaram fugir o triunfo nos últimos 15": primeiro permitiram ao V. Guimarães o empate, a meio da semana, na Taça da Liga, pois Bruno Duarte fez o 3-3 final aos 83" - deixando assim os minhotos para já em vantagem no que diz respeito à qualificação para a final four -, e já neste sábado viram escapar-se mais dois pontos, desta feita no campeonato, com o tento aos 90" do médio estorilista.

Frente ao Trofense, na Taça de Portugal, o Benfica conseguiu vencer, mas ao consentir o golo a Henrique Pachu aos 80" viu-se obrigado a seguir para prolongamento, no qual André Almeida assegurou a qualificação. De resto, foram mais quatro os golos sofridos nos 15 minutos finais: três com o Bayern Munique - num jogo em que após encaixarem o primeiro aos 70" viram os alemães aumentarem nessa fase para os 4-0 - e um no 3-1 com o V. Guimarães, na Liga.

O Benfica sofreu ainda três golos dos 16" aos 30 minutos, dois dos 31" até ao final das primeiras partes, um dos 46" aos 60" e mais dois dos 61" aos 75".

Marco Gonçalves