FC Porto

FC Porto um a um no dérbi com o Boavista: maestro Taremi premiou Evanilson

FC Porto venceu o Boavista EPA

UM A UM >> Análise ao desempenho dos jogadores do FC Porto no dérbi com o Boavista (4-1), na 10ª jornada da Liga Bwin

Diogo Costa 6

O tiro de Hamache era pouco menos do que indefensável, mas ficou gravada uma defesa excelente, com a perna direita, que negou o 1-2 a Musa.

João Mário 7
Tranquilo no capítulo defensivo, envolveu-se bem no ataque e desenhou um cruzamento a preceito para Luis Díaz marcar.

Pepe 6
Jogo 200 pautado por concentração e eficácia. Tiago Morais escapou-lhe uma vez, sem consequências. Ainda espreitou o golo aos 83", num cabeceamento desviado ao segundo poste.

Marcano 6
Não foi feliz ao tentar aliviar a bola no início da jogada do 1-1, naquele que foi praticamente o único erro. Acabou limitado fisicamente , mas ainda lançou Díaz no 4-1.

Zaidu 5
Uma ou outra hesitação compensada pela alta disponibilidade na manobra ofensiva. Bom cruzamento para Uribe cabecear (13").

Otávio 6
Procurou dar linhas de passe e espaços entre linhas, a exemplo do bom passe que sobrevoou a área até Luis Díaz e quase terminou em golo.

Vitinha 7
Começa a vincar a ideia de que não sabe jogar mal. Bem posicionado sem bola, foi sempre criterioso com ela.

Uribe 7
Estava a fazer, outra vez, uma exibição irrepreensível quando a lesão o traiu. Uma das várias recuperações de bola que somou deu origem ao 2-1. Tentou o golo por duas vezes, uma delas travada por Alireza.

Luis Díaz 7
Levou menos de dez minutos para ameaçar o golo e não perdoou à terceira tentativa, num cabeceamento à matador. Outros lances perigosos passaram-lhe pelos pés e, perto do fim, ainda teve gás e técnica para assistir Danny Loader.

Taremi 8
Qual maestro, assistiu o bis de Evanilson com dois passes perfeitos. Ainda deixou o brasileiro uma terceira vez isolado e teve um remate perigoso ao lado. Contudo, Conceição quis protegê-lo e substitui-o depois de vários lances em que se desmarcou e foi ao chão, sem que Tiago Martins assinalasse falta.

Sérgio Oliveira 6
Manteve a rotação alta no miolo e ainda deixou Evanilson com a baliza aberta, mas o brasileiro falhou o desvio por muito pouco.

Grujic 5
Cumpriu e terminou o jogo a defesa-central.

Francisco Conceição 5
Assumiu, mas nem todos os lances lhe saíram bem.

Fábio Vieira 5
Ajudou à consistência...

Danny Loader 6
Que estreia! Um golo de calcanhar na única oportunidade

A FIGURA
Evanilson: 8 >> Os golos depois da preserverança


Evanilson assumiu-se já há alguns jogos como o companheiro preferencial de Taremi, mas ainda lhe faltavam os golos no campeonato. Sérgio Conceição elogiara o contributo do brasileiro na ligação ao ataque e, ontem, o ponta-de-lança deu isso e muito mais: isolado por Taremi, teve gelo nas veias para finalizar sem dar a mínima hipótese a Alireza. Ainda teve um outro lance parecido, mas finalizou em desequilíbrio (os portistas pediram penálti), e ficou a centímetros do hat trick num desvio à boca da baliza. Uma exibição completa, porque a disponibilidade habitual não faltou - desta vez tudo se encaixou.

Ana Luísa Magalhães