FC Porto

FC Porto um a um no triunfo sobre o Paços: Wendell e Díaz numa sociedade lucrativa

. Miguel Pereira/Global Imagens

Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores do FC Porto no triunfo sobre o Paços de Ferreia, por 2-1, após reviravolta, no Estádio do Dragão.

FC PORTO UM A UM

Diogo Costa 6

Respondeu ao jogo anterior com confiança e tranquilidade. No golo do Paços de Ferreira, ainda fez uma grande mancha a Lucas Silva.

João Mário 5

Não esteve tão envolvido no ataque como o habitual, mas recuperou a bola e conduziu uma transição que quase deixou Taremi isolado (32"). Só um percalço atrás, sem consequências.

Pepe 5

Na primeira ação (2") deixou-se antecipar numa jogada perigosa, naquele que terá sido o maior erro. Redimiu-se num corte importante aos 48".

Marcano 5

Deu o corpo à bala de Denilson que levava selo de golo (2") e ficou a pedir falta no início da jogada do 0-1. Entre um ou outra hesitação, melhorou com o tempo.

A FIGURA

Wendell: 7
E agora, boas notícias à esquerda

O primeiro golo de Wendell pelo FC Porto foi decisivo, também por ter surgido logo a abrir a segunda parte, mas o lateral-esquerdo é a figura do jogo por muito mais do que isso. Sem grandes problemas (e trabalho) na vertente defensiva, envolveu-se de forma consistente e dinâmica no ataque, pisando maioritariamente terrenos interiores. Quase provocou um autogolo aos 38" e, aos 42", disparou de longe para boa defesa a André Ferreira. É certo que perde um duelo aéreo na jogada do 0-1, mas não atenua o que ofereceu à equipa. Pouco antes de sair, ainda tem um corte em sacrífico que mata uma transição perigosa.

Francisco Conceição 6

Aos poucos, começou a criar problemas, mesmo com uma ou outra atrapalhação. Tentou o golo por três vezes e, na segunda, viu os festejos negados por uma boa defesa de André Ferreira.

Uribe 7

Logo aos 4" ficou à beira de um golaço. Sem que tivesse comprometido na primeira parte, surgiu melhor na segunda. Quase assistiu Luis Díaz, cabeceou para uma bela defesa de André Ferreira e tirou o pão da boca a Marco Baixinho, já depois dos 90".

Vitinha 6

Cheirou o golo em duas ocasiões e, na cobrança dos cantos, provocou um cabeceamento à barra de Evanilson e obrigou André Ferreira a sacudir a custo, antes de Wendell fuzilar. Organizou o jogo com critério.

Luis Díaz 7

Outro golo para a conta a finalizar uma jogada que ele próprio iniciara, com uma arrancada e um passe a rasgar. Já tinha estado perto do golo, numa incursão na área e voltou a estar depois, num mergulho.

Evanilson 6

Começou pouco interventivo, mas apanhou o comboio e quase marcou: a barra devolveu um cabeceamento (51") e ficou a centímetros num remate à meia volta (57").

Taremi 7

Pediu o número 10 emprestado e jogou a fez jogar alguns metros atrás da área. Isolou Francisco Conceição aos 30", foi derrubado a um palmo da área aos 32" e provocou o 1-1 com a desmarcação e o cruzamento. Foi expulso num lance dúbio...

Pepê 5

Entrou solto e confiante, sem complicar.

Sérgio Oliveira 6

Derrubado em falta quando se preparava para isolar Vitinha, por pouco não marcou na cobrança desse livre. Ajudou a estabilizar a equipa.

Manafá 6

Entrou concentrado e ainda agitou o ataque.

Toni Martínez -

Sem tempo para ter impacto.

Ana Luísa Magalhães