FC Porto

Diogo Costa melhor do que os ídolos Baía, Helton e Casillas na Champions

Diogo Costa soma 180 minutos sem dofrer golos na Champions AFP

Segundo jogo na Liga dos Campeões pelo FC Porto sem sofrer golos, algo que nem Baía, Casillas e Helton lograram.

Diogo Costa já tinha passado com distinção no teste do clássico, o seu primeiro no campeonato, e agora tem direito a voto de louvor pela forma como ajudou o FC Porto a sair de Madrid sem golos sofridos.

No maior prova de fogo da sua ainda curta carreira, o guarda-redes não tremeu. Pelo contrário, brilhou com duas defesas - as únicas que foi obrigado a fazer - de enorme grau de dificuldade . Este foi apenas o seu segundo jogo na Liga dos Campeões e em ambos (o outro aconteceu na época passada em Atenas (vitória por 2-0 sobre o Olympiacos) não teve de ir ao fundo das redes. Um feito que desde que a prova milionária é disputada no atual formato só tem mais dois exemplos entre os portistas: Hilário e Paulo Santos. Mas estes tiveram um dos jogos em casa, (Diogo fez os dois fora) e sem defrontar equipas dos "big-five".

O feito pode não parecer extraordinário olhando apenas para os números, mas se dissermos que nem Vítor Baía, nem Casillas, nem Helton (entre outros) conseguiram manter a baliza inviolada nos dois primeiros jogos na Champions, já ganha maior relevo. E todos esses guarda-redes, que são referências para Diogo Costa, eram mais velhos e experientes quando efetuaram esses encontros.

Em Madrid, a exibição de Diogo não se limitou às duas enormes defesas: também foram quatro saídas eficazes dos postes, uma saída a soco e 80 por cento de acerto no passe. E não foram poucas as vezes em que foi solicitado pelos companheiros.

Setembro é, definitivamente, o mês de Diogo Costa. Domingo completa 22 anos e vai estar entre os postes porque há jogo com o Moreirense. Motivos para celebrar não faltam: foi neste mês que consolidou a titularidade no FC Porto, que foi chamado pela primeira vez à Seleção Nacional, que se estreou em clássicos para o campeonato e que defrontou um dos tubarões europeus. Tudo com uma tranquilidade que não casa com a idade no bilhete de identidade... Só falta mesmo a renovação para o mês ser perfeito. Está apalavrada e até poderá acontecer muito em breve.