Todos os outros sete atletas lusos que participaram nas provas individuais foram eliminados de Tóquio
André Ramos foi esta segunda-feira o único dos oito portugueses que competiram nos torneios individuais de boccia dos Jogos Paralímpicos Tóquio'2020 a passar aos quartos-de-final, somando três vitórias na fase de grupos da classe BC1. Na derradeira jornada, Ramos venceu o japonês Yuriko Fujii, por 5-1, e garantiu um lugar nos "quartos", agendados para esta terça-feira, onde defrontará Mikhail Gutnik, do Comité Paralímpico Russo. Caso vença, o atleta português disputa, no mesmo dia, o jogo das meias-finais, que lhe poderá garantir um lugar na luta pelas medalhas.
José Macedo, detentor de seis medalhas paralímpicas, não conseguiu a passagem aos quartos-de-final do torneio de BC3, prova na qual foi medalha de bronze nos Jogos Londres'2012 e Rio'2016 e ouro em Sydney'2000. Depois de ter vencido os dois primeiros jogos do grupo B, José Macedo perdeu com Yuen Kei Ho, de Hong Kong, por 3-1 e terminou a poule na terceira posição.
Também em BC3, Ana Sofia Costa foi afastada do torneio ao somar a terceira derrota na competição, ao ceder perante o japonês Kazuki Takahashi, por 3-2, tal como Avelino Andrade, que foi derrotado por 4-3, pelo grego Grigorios Polychronidis.
Na classe BC4, Carla Oliveira não superou Ximei Lin, da China, perdendo, por 6-2, e somando a terceira derrota no torneio, enquanto em BC2 Cristina Gonçalves, que averbou dois triunfos nas primeiras jornadas, foi derrotada, por 6-1, pelo japonês Hidetaka Sugimura e falhou a presença nos quartos-de-final.
Também em BC2, Abílio Valente foi derrotado por Hiu Lam Yeung, de Hong Kong, por 4-3, e Nelson Fernandes fechou a participação em individuais com uma vitória sobre a brasileira Natali Faria, por 3-1, insuficiente, porém, para passar à fase seguinte do torneio.
Após concluídas as competições individuais de boccia, iniciam-se as de equipas BC1/BC2 e pares BC3 e BC4, nas quais Portugal estará representado.
Ao sexto dia de competição, Portugal soma uma medalha de bronze, conquistada por Miguel Monteiro na final do lançamento do peso F40, e seis diplomas.