Benfica

Benfica um a um no triunfo com o Tondela: Rafa e Gilberto com a bússola João Mário

. AFP

Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores do Benfica na reviravolta frente ao Tondela (2-1).

BENFICA UM A UM

Vlachodimos 5

No golo sofrido pouco podia ter feito, dado o remate ser bem colocado. Uma intervenção, tranquila, aos 84" e pouco mais.

André Almeida 5

Ainda não está no seu melhor mas também não comprometeu no plano defensivo. Pouca dimensão atacante.

Lucas Veríssimo 7

Depois da expulsão em Eindhoven, reapareceu sem fantasmas. Resolveu os lances sem sobressaltos e ainda procurou o golo duas vezes, aos 47" e aos 55". Seguro.

Vertonghen 5

No golo visitante não teve pernas para acompanhar Agra mas divide responsabilidades no lance com Grimaldo. Fora isso, poucos problemas.

Grimaldo 5

Como se disse, no 0-1, ficou lá na frente e não recuperou a tempo de ajudar a defender. No resto, algumas subidas e cruzamentos que não tiveram a melhor sequência.

Pizzi 5

Não foi capaz de fazer as ligações com o ataque, embora aqui e acolá tenha procurado aparecer em zonas adiantadas. A equipa precisava de mais velocidade, Pizzi não a trouxe.

A FIGURA

João Mário: 8
Mostrou o caminho e a equipa seguiu

Na primeira parte não esteve no seu melhor nível, pagando pela falta de espaços dados pela defesa e marcadores adversários e pelo adormecimento encarnado, mas, mesmo assim, procurou a bola e ainda assustou Niasse aos 43" com um remate forte. Na segunda, aí, mostrou o caminho, beneficiando da entrada dos outros inconformados: Gilberto, Weigl e Rafa. Aos 67" voltou a fazer Niasse tremer, antes de bater o canto que terminaria no golo de Rafa. Depois, voltou a vestir a capa de decisor quando se escapou descaído para a direita na área tondelense e serviu, ainda que com uma ponta de sorte pelo meio, Gilberto para a reviravolta.

Meité 5

Combativo mas nem sempre eficiente no desarme, não conseguiu impor-se conforme a equipa precisava.

Everton 5

Vários pormenores técnicos a valer aplausos mas seguidos de decisões erradas ou desligadas do futebol da equipa. Destaque para um remate perigosíssimo aos 57", rente ao poste esquerdo

Gonçalo Ramos 6

Bateu-se em toda a linha da frente, vendo-se muitas vezes barrado por uma floresta de pernas. Bom remate aos 55", com excelente defesa de Niasse.

Darwin 4

Abusou com a bola nos pés forçando até à perda de lances onde podia procurar outros colegas. Tentou remates aos 2", 32" e 35" que incomodaram mais os adeptos do que Niasse.

Gilberto 7

Veio do banco com o gás todo, dando finalmente ao Benfica uma ala direita fervilhante. Bons cruzamentos e tabelas, mas para a história fica o 2-1, por si iniciado e terminado.

Weigl 7

Muito mais seguro que Meité, organizou o meio-campo quer a defender quer na construção. No 1-1, fez a assistência para Rafa.

Rafa 7

Faltava velocidade e o extremo trouxe-a de sobra. Pela direita mas fugindo para o meio, desmontou a até então confortável defesa visitante, além de fazer o 1-1.

Rodrigo Pinho 6

Em estreia absoluta pelo Benfica revelou mobilidade e nenhum egoísmo.

Seferovic 5

Valeu pelo regresso.

Pedro Miguel Azevedo