Tóquio 2020

Antoine Launay eliminado nas meias-finais de slalom

. AFP

Antoine Launay falhou por um lugar o apuramento para a final de K1 slalom dos Jogos Olímpicos.

O canoísta português Antoine Launay falhou por um lugar o apuramento para a final de K1 slalom dos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, ao terminar na 11.ª posição as meias-finais, que apuravam os 10 melhores.

No centro de canoagem slalom de Kasai, Launay, de 28 anos, tinha apenas uma manga - num percurso novo, diferente do das eliminatórias - para mostrar valor, concluindo-a em 98,88 segundos, mais 43 centésimos do que o sueco Erik Holmer, 10.º.

Estreante em Jogos Olímpicos, Antoine Launay apurou-se para Tóquio'2020 com o sétimo lugar nos mundiais de 2019, contudo, posteriormente só por uma vez voltou a atingir as finais em provas internacionais, que não foram muitas, devido à pandemia da covid-19.

No Rio'2016, Portugal esteve representado na canoagem slalom por José Carvalho, que terminou na nona posição, em C1.

A mais recente presença lusa em K1 slalom remonta a Sydney2000, quando Florence Fernandes foi 20.º e última, depois de ter estado em Atlanta1996, então 22.ª numa edição que contou também com a participação de Aníbal Fernandes (30.º).

Redação com Lusa