Tóquio 2020

Irmãos Abe garantem mais duas medalhas de ouro ao Japão no judo

Hifumi Abe foi medalha de ouro olympics.com

Os irmãos Abe arrecadaram este domingo mais duas medalhas de ouro para o Japão no torneio de judo.

Os irmãos Abe arrecadaram este domingo mais duas medalhas de ouro para o Japão no torneio de judo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, num dia em que a portuguesa Joana Ramos foi eliminada na primeira ronda em -52 kg femininos.

Hifumi Abe, bicampeão mundial em 2017 e 2018, chegou, aos 23 anos, ao mais alto lugar do pódio na categoria de -66 kg masculinos, pouco minutos depois de a irmã mais nova (21 anos), Uta Abe, ter feito o mesmo em -52 kg femininos.

Em dois dias de competição do judo e nas quatro finais já disputadas, o Japão conquistou três medalhas de ouro e uma de prata.

Um dia bem diferente teve Joana Ramos, que foi eliminada logo no seu primeiro combate frente à norte-americana Angelica Delgado, por "ippon", em 2.26 minutos. Foi o terceiro duelo entre as duas judocas, depois de nos anteriores, em 2007 e 2014, a portuguesa ter vencido.

Na final de -66 kg masculinos, Hifumi Abe também obteve uma vitória por "ippon", a terceira nas quatro lutas efetuadas, na final disputada com Vazha Margvelashvili, da Geórgia, que teve que se contentar com a medalha de prata.

O brasileiro Daniel Cargnin e o sul-coreano An Baul ficaram com o "bronze".

Igualmente por "ippon", Uta Abe chegou ao "ouro" em -52 kg femininos, derrotando a francesa Amandine Buchard, que ficou no segundo lugar do pódio. Odette Giuffrida, da Itália, e Chelsie Giles, da Grã-Bretanha, conquistaram as medalhas de bronze.

Na segunda-feira, o torneio de judo de Tóquio2020 continua com os combates de -73 kg masculinos e -57 kg femininos, que inclui a participação da portuguesa Telma Monteiro.

Redação com Lusa