FC Porto

"Era um buraco e todos pensavam que seria impossível construir um pavilhão"

Pinto da Costa na inauguração do pavilhão do FC Porto

Em novo episódio da série "Ironias do Destino", Jorge Nuno Pinto da Costa recorda a construção e a inauguração do Dragão Arena, em 2009.

Construção do pavilhão junto ao Estádio do Dragão: "Tínhamos uma lacuna nas nossas modalidades, a falta de uma casa própria. Causava incómodo sobretudo aos adeptos que gostavam de acompanhar e estavam habituados ao Américo de Sá. Isto aqui [local onde se encontra o Dragão Arena] era um buraco e todos pensávamos que era impossível fazer aqui um pavilhão. Dentro da teoria que tenho, falei ao arquiteto Manuel Salgado. Trouxe-o aqui a este buraco e ele disse que era impossível. Eu respondi que era quase impossível. 'Por isso é que o senhor está aqui, porque temos de fazer aqui um pavilhão'. Respondeu: 'Teria muito gosto e vou ver o que se consegue'. Passados uns dias, disse que achava que sabia como resolver o problema. Quando me apresentou o projeto disse para ir para a frente. Já se viveram aqui grandes momentos e não só desportivamente."

Inauguração a 23 de abril de 2009: "A 7 de maio recebeu o primeiro jogo [andebol] e fiquei muito satisfeito por ter sido contra o Madeira SAD, porque gosto muito da Madeira, terra onde tenho muitos amigos, como o sempre presidente Alberto João Jardim. Ganhámos 28-23. Foi uma grande emoção ver uma equipa do FC Porto aqui a jogar e previ que se iriam viver aqui momentos muito importantes, como tem acontecido."

Redação