Basquetebol

Sporting e FC Porto na negra pelo fim do jejum: título decide-se esta quarta-feira

FC Porto e Sporting decidem esta quarta-feira quem é o novo campeão de basquetebol Ivo Pereira / Global Imagens

É esta quarta-feira (19h00), no Pavilhão João Rocha, no quinto jogo da final do play-off da Liga Placard, que se fará a festa do título 2020/21.

Na primeira negra da final da Liga Portuguesa desde 2011/12, a terceira em 13 edições, Sporting e FC Porto tentam suceder à Oliveirense, a bicampeã este ano afastada pelo Benfica nos quartos de final. Se os leões entraram a vencer em casa, onde só tinham vitórias desde que regressaram à alta roda do basquetebol, em outubro de 2019, acabou por ser o FC Porto a igualar a série, quebrando esta invencibilidade e ganhando vantagem para o Dragão Arena, onde o Sporting forçou o jogo 5.

Para Luís Magalhães, técnico leonino de 63 anos - excluído no último domingo, após duas faltas técnicas por palavras -, é a oportunidade de dar ao Sporting o primeiro título em 39 anos, o nono do palmarés do clube, e que seria o sétimo da conta pessoal, um deles conquistado ao serviço do FC Porto (2003/04). Já Moncho López, de 51 anos, há 12 ao serviço dos azuis e brancos, procura o terceiro título (2010/11 e 2015/16) de dragão ao peito, o 13.º do emblema que é o segundo mais vitorioso num ranking liderado pelo Benfica (27), mas que não comemora há cinco temporadas.

Sem ainda ter perdido dois jogos consecutivos esta época na Liga Placard, o FC Porto acredita que manterá esse registo, tendo para isso de contornar a habitual intensidade defensiva do rival, o qual, nas palavras do capitão James Ellisor, se assume "calmo e confortável em casa".

"Temos de ser inteligentes, jogar coletivamente e ser nós próprios, no fundo aquilo que temos feito ao longo da época. Assim, conseguiremos vencer", afirmou, aos canais oficiais do Sporting, o jogador que foi um dos destaques do jogo 4, a par de Travante Williams, com 14 pontos 7 ressaltos, 2 roubos de bola. Na hora de voltar a Alvalade, Brad Tinsley deu voz aos dragões (finalistas pela última vez em 2017/18) para garantir: "Dá-nos muita confiança saber que o primeiro jogo foi renhido e que ganhámos o segundo". Ao site do FC Porto, o norte-americano, segundo melhor marcador no último encontro (13), atrás de Jalen Riley (18), acrescentou: "Estamos todos cansados, mas conhecemo-nos muito bem. Jogámos juntos durante toda a temporada, todos conhecem as questões táticas e individuais, mas é uma questão de executarmos bem durante o encontro. Vai ser um jogo renhido e a força mental vai fazer uma grande diferença".

Líder da fase regular, o Sporting tentará impor o seu um contra um, por oposição a um FC Porto muito coletivo, que gosta de fazer ataques mais prolongados, coincidindo ambos numa defesa agressiva. No historial recente, os leões lideram nos confrontos diretos (cinco vitórias em nove encontros).

Paula Capela Martins