Voleibol

Primeiro jogo de Portugal na Golden League adiado para 31 de maio

Portugal vai participar na Golden League Site oficial da Federação Portuguesa de Voleibol

Seleção Nacional tinha previsto viajar, esta quarta-feira, para Minsk, mas o cancelamento de voos obrigou a adiar a data da partida com a Bielorrússia

O jogo de sexta-feira da seleção portuguesa de voleibol com a Bielorrússia, para a Golden League europeia, em Minsk, foi adiado para segunda-feira, devido ao cancelamento de voos que impediu a comitiva lusa de viajar.

A seleção tinha previsto viajar, esta quarta-feira, para a capital bielorrussa, via Frankfurt, na Alemanha, para disputar a prova, que começa na sexta-feira, mas o cancelamento de voos obrigou a adiar a partida para quinta-feira, via Istambul, na Turquia.

Em causa estão as recomendações da União Europeia para evitar o espaço aéreo bielorrusso, após o desvio para Minsk de um avião da Ryanair, que fazia a rota Atenas-Vilnius, sob uma alegada suspeita de bomba a bordo, e no qual viajava o ativista bielorrusso no exílio Román Protasevich.

"Não são as condições ideais, em função das muitas limitações de viagens, já que só há viagens a partir da Turquia e somos sempre os mais prejudicados por estarmos no cantinho da Europa", referiu o selecionador nacional Hugo Silva.

Portugal está inserido no grupo C da fase preliminar da Golden League (antiga Liga Europeia), tendo como adversários a Turquia, campeã da última edição, em 2019, a Bielorrússia, vice-campeã, e a República Checa.

"A Turquia já lá está e a República Checa chega hoje à Bielorrússia. Nós vamos chegar apenas na sexta-feira", apontou Hugo Silva, salientando que "estas são as condições" e que não quer com isto "arranjar desculpas para nada".

O primeiro torneio do grupo C decorre em Minsk, agora de sexta-feira a segunda-feira, e o segundo em Santo Tirso, de 04 a 06 de junho. O vencedor de cada um dos três grupos de qualificação apura-se para a "final four" com a anfitriã Bélgica (19 e 20 de junho).

"Queremos é jogar e dar a oportunidade aos atletas que menos têm sido utilizados de poderem vivenciar o que é jogar ao mais alto nível e assim crescerem e constituírem boas soluções para o futuro", acrescentou Hugo Silva.

Portugal inicia a participação no sábado frente à Turquia (14:00, hora de Lisboa), após o que defronta a República Checa, no domingo (14:00) e encerra o primeiro torneio do grupo C na segunda-feira, com a anfitriã Bielorrússia (12:00).

Redação com Lusa