FC Porto

Taremi: reforço a tempo inteiro está perto de entrar na história do FC Porto

Porto, 10/05/2021 - O Futebol Clube do Porto recebeu esta noite o Sporting Clube Farense no Estádio do Dragão em jogo a contar para a 32ª jornada da I Liga 2020/21. Festa de Taremi (Ivan Del Val/Global Imagens) Ivan Del Val/Global Imagens

Produção justifica aposta de Conceição. Avançado já marcou mais do que em 19/20 e está a dois golos de igualar o melhor registo da carreira. Tem duas rondas para o conseguir frente a rivais a quem nunca marcou.

Além dos golos e das assistências que tem feito, Taremi está perto de entrar na história do FC Porto por outra razão: o iraniano pode tornar-se no primeiro reforço portista a completar as 34 jornadas de um campeonato.

Basta que seja utilizado nem que seja um minuto em cada uma das partidas que restam. Um dado que atesta a regularidade do avançado contratado ao Rio Ave, precisamente o próximo adversário e que lhe permitirá igualar Danilo. No seu primeiro ano de dragão peito, o trinco participou em 33 rondas da Liga.

Como se pode ver na infografia, apenas Jackson fez o pleno em ano de estreia. Contudo o campeonato de 2012/13 teve apenas 30 jornadas. Felipe, Alex Telles e Maxi Pereira chegaram aos 32 jogos, precisamente o mesmo número que Taremi alcançou na noite de sonho com o Farense, em que fez dois golos e duas assistências. Sobre a produção do avançado já falaremos mais à frente. Antes, refira-se que Aloísio é o portista que mais jogos de campeonato fez em época de estreia: cumpriu 37, falhando apenas a última ronda da "maratona" de 90/91. E esta época, entre todas as equipas só há três jogadores que têm tantas presenças como Taremi: são os casos do gilista Lourency e dos pacenses Jordi Martins e Luiz Carlos.

"Se não marcar, tenho é de ajudar a equipa a vencer. É esse o meu pensamento. Quero marcar mais de 20 golos. Aqui tenho mais chances e quero aproveitá-las". A frase é de Taremi na entrevista que concedeu a O JOGO no dia em que assinou contrato com o FC Porto. E a promessa já está cumprida. O iraniano não só já passou a meta das duas dezenas como ultrapassou o registo que alcançou no Rio Ave. Agora, aponta ao recorde na carreira. Foi em 2016/17, quando atuava no Persepolis (Irão), que chegou aos 24 golos numa só época. Neste momento, faltam-lhe três para superar esse registo e a tarefa, embora difícil, não é impossível. Afinal, no último jogo bisou... Contudo, para lá chegar o goleador terá de se estrear a faturar contra Rio Ave e Belenenses, dois dos cinco clubes da Liga NOS contra quem ainda está em branco. Os outros são Sporting, Marítimo e Paços de Ferreira.

Um novo recorde de ofertas entre os avançados

Taremi fez duas assistências frente ao Famalicão e já leva dez em toda a temporada, nove no campeonato - é o líder neste dado estatístico - e uma na Taça de Portugal, estabelecendo um novo recorde entre os pontas de lança do FC Porto. Nos últimos dez anos, o melhor que um homem de área tinha conseguido eram as seis ofertas de André Silva (16/17) e de Aboubakar (17/18). Moussa Marega chegou às nove, mas numa épocaa em que fez muitos jogos nas alas e não plantado na área contrária.

Carlos Gouveia