Ciclismo

Peter Sagan vence primeira etapa da Volta à Romandia ao sprint

O eslovaco Peter Sagan EPA

Rui Costa subiu para o 17.º posto da classificação geral.

O eslovaco Peter Sagan (Bora-hansgrohe) venceu esta quarta-feira ao sprint a primeira etapa da Volta à Romandia em bicicleta, com o australiano Rohan Dennis (INEOS), vencedor do prólogo, a segurar a liderança da geral individual.

Sagan, de 31 anos, cumpriu os 168,1 quilómetros entre Aigle e Martigny em 4:12.40 horas, batendo sobre a meta o italiano Sonny Colbrelli (Bahrain-Victorious), segundo, e o neozelandês Patrick Bevin (Israel Start-Up Nation), terceiro.

No sprint final, Sagan confirmou o favoritismo e, depois de Colbrelli sair na frente nos últimos metros, acabou por ser o mais rápido, somando o segundo triunfo da época, depois de uma etapa na Volta à Catalunha.

O antigo tricampeão mundial de fundo disparou para o quinto lugar da geral, que continua a ser liderada por Rohan Dennis, com nove segundos de vantagem sobre dois companheiros da INEOS: o britânico Geraint Thomas é segundo e o australiano Richie Porte é terceiro.

O português Rui Costa (UAE Emirates) foi 11.º classificado na etapa e, na geral, subiu um posto, para o 17.º, a 19 segundos do líder da prova suíça.

O ciclista luso acabou nos 10 primeiros da classificação final da corrida por seis vezes, mais do que qualquer outro corredor no pelotão, e tem como melhor resultado o segundo lugar de 2019, além de três terceiros lugares.

Na quinta-feira, a segunda de cinco etapas, além do prólogo de terça-feira, liga La Neuveville a Saint-Imier em 165,7 quilómetros, numa tirada de perfil acidentado que contempla cinco contagens de montanha de segunda categoria, antes de uma outra de primeira já nos últimos 20 quilómetros.

Redação com Lusa