Décima derrota consecutiva no campeonato, marca outrora atingida por apenas dez equipas, como que aumentou a probabilidade da equipa de Manuel Machado em ser despromovida, assim demonstra a estatística dos últimos anos
À "deriva" em mar alto, o trajeto do Nacional na Liga NOS ficou ainda mais turbulento ao sofrer, esta quinta-feira, a 10.ª derrota consecutiva (!) na competição, em visita ao reduto do (já distante) Tondela, o que se traduz... num mau prenúncio.
Essa performance amplamente negativa da equipa da Madeira, invulgar no principal escalão do futebol português, ditou, na maior parte das vezes, a descida do autor para a segunda divisão, como denota a Playmakerstats.
A plataforma dedicada à análise estatística em contexto nacional e internacional evidencia que "entre os 13 casos de equipas que somaram dez ou mais derrotas numa época na Liga, só uma [Rio Ave, em 96/97] não terminou despromovida", poder ler-se no Twitter.
Porém, há que ter em consideração o facto de que a competição nem sempre se regeu, ao longo da história, pelo mesmo quadro competitivo, ou seja, o número de equipas participantes e as regras de (des)classificação variaram.
De resto, a perspetiva do Nacional, a 11.ª equipa em mais de 80 edições do principal campeonato português a perder um total de dez desafios de forma consecutiva - a última havia sido o Aves -, não é de todo encorajadora.
Contudo, a permanência da equipa orientada por Manuel Machado, que continua sem pontuar desde... 9 de fevereiro, dia em que, posicionada no nono lugar da tabela, derrotou o anfitrião Boavista (0-1), ainda é matematicamente possível.
O lanterna-vermelha da Liga NOS, com 21 pontos, tem uma diferença de quatro pontos para o penúltimo classificado e arquirrival insular Marítimo (situado em zona de play-off de permanência), quando restam 18 pontos (seis rondas) para disputar.
Até ao final da presente época desportiva, a aflita equipa do Nacional da Madeira vai defrontar o V. Guimarães (c), Sporting (f), Moreirense (f), Benfica (c), Famalicão (f) e Rio Ave (c).