Internacional

Final da Taça da Liga inglesa vai ser para maiores de 18. Decisão gera polémica

Estádio de Wembley vai receber final da Taça da Liga inglesa AFP

Duelo entre City e Spurs vedado a pessoas com quadros clínicos vulneráveis, grávidas e menores de idade. São obrigatórias provas de testes negativos à covid, entre outras medidas... mal recebidas.

Em consonância com o plano de desconfinamento decretado pelo governo britânico, a final da Carabao Cup, a Taça da Liga inglesa, vai mesmo receber público e foram anunciadas na terça-feira as condições para a assistência que no próximo dia 25 vai a Wembley, onde Manchester City, detentor do troféu, medirá forças com o Tottenham.

Contudo, os critérios impostos já suscitam controvérsia. Só vão poder assistir à final maiores de 18... e não só.

Está prevista uma assistência de 8 mil pessoas em Wembley para ver o duelo entre a turma de Guardiola e o esquadrão de Mourinho - a maior num espetáculo desportivo ao ar livre no Reino Unido desde a eclosão da pandemia -, sendo que metade dos bilhetes serão canalizados para os clubes finalistas: dois mil para cada. Mas além do limite de idade imposto, as autoridades ditaram também que pessoas com um quadro clínico vulnerável e grávidas não devem adquirir bilhetes, sendo obrigatório ainda que todos os espectadores tragam provas de um teste negativo à covid feito 24 horas antes do desafio e em local a designar. Devem ainda assinar um termo de responsabilidade a ser depois remetido para o gabinete recém-criado que se dedica a investigar eventos e a decidir quais são os mais indicados para reabertura ao público. Os adeptos podem também submeterem-se a dois testes PCR gratuitos - o primeiro na véspera do encontro e o segundo cinco dias depois.

Contudo, as decisões estão a obter alguma resistência, mormente por parte do SpursAbility, uma organização ligada ao Tottenham dedicada a apoiar adeptos com problemas de saúde, considerando que alguns dos seus membros que gostariam de ir a Wembley pertencem a um grupo de risco mais baixo do que outros de grau mais elevado não abrangidos por estas medidas que, acusam, não estão em sintonia com o plano de vacinação. Também a Level Playing Field, instituição de solidariedade que pugna por inclusão e igualdade entre adeptos que assistem a espetáculos desportivos, mostrou-se "muito desapontada".

Filipe Alexandre Dias