Cristiano Ronaldo

Ronaldo mais perto de Ali Daei: os números que continuam a impressionar

Ronaldo no Luxemburgo-Portugal EPA

Com o golo 103, o jogador da Juventus acabou também com uma seca de quatro jogos sem faturar

Cristiano Ronaldo viveu, em sete dias, uma tripla jornada de apuramento para o Mundial de 2002 de enorme desinspiração, mas, entre muitos falhanços, lá chegou ao 103.º golo pela seleção de Portugal.

Depois de ter ficado em branco face ao Azerbaijão (1-0) e na Sérvia (2-2), onde viu ser-lhe anulado um tento em que a bola até ultrapassou a linha, Ronaldo apontou esta terça-feira o segundo golo no Luxemburgo, onde Portugal venceu por 3-1, após estar a perder.

Desta forma, o jogador português, que não falhou um único minuto dos três jogos - algo só repetido por Anthony Lopes e Rúben Dias -, colocou-se a seis golos do iraniano Ali Daei, o recordista mundial de golos em seleções, com 109.

Agora com 173 internacionalizações A, Cristiano Ronaldo vai ter de esperar até junho para voltar à carga, nos particulares com Espanha (4) e Israel (9), a anteceder a fase final do Euro'2020 e os jogos com Hungria (15), Alemanha (19) e França (23).

Com o golo 103, o jogador da Juventus acabou também com uma seca de quatro jogos sem faturar, pois, antes de ficar a zero face a azeris e sérvios, também não tinha faturado nos últimos dois jogos da Liga das Nações, com França (0-1) e Croácia (3-2).

No que respeita a jogos a contar para Mundiais, Ronaldo totaliza agora 38 golos, entre qualificação (31) e fase final (sete), apenas menos um do que o recordista, o guatemalteco Carlos Ruiz, que totalizou 39, todos em apuramentos.

Na época 2020/21, Ronaldo está agora com 34 golos, em 43 jogos, para um total de 778 tentos, em 1.077 encontros oficiais como sénior, desde que, em 2002/03, subiu à equipa principal do Sporting - estreou-se em 14 de agosto de 2002.

Os números de Cristiano Ronaldo

Mundial 38 golos (31 na qualificação + 7 na fase final)

Europeu 40 (31 na qualificação + 9 na fase final)

Taça das Confederações 2

Liga Nações 5 (2 na fase de grupos + 3 na fase final)

Particulares 18

Total: 103

Ranking de Portugal

1. Cristiano Ronaldo 103 golos

2. Pauleta 47

3. Eusébio 41

Ranking de seleções:

1. Ali Daei, Ira 109 golos

2. Cristiano Ronaldo, Por 103

3. Ferenc Puskas, Hun 84

Ranking de seleções europeias

1. Cristiano Ronaldo, Por 103 golos

2. Ferenc Puskas, Hun/Esp 84

3. Sándor Kocsis, Hun 75

Ranking em Mundiais (qualificação + fase final)

1. Carlos Ruiz, Gua 39 golos (39+0)

2. Cristiano Ronaldo, Por 38 (31+7)

3. Ali Daei, Ira 36 (36+0)

Ranking em Mundiais (qualificação):

1. Carlos Ruiz, Gua 39 golos

2. Ali Daei, Ira 36

3. Cristiano Ronaldo, Por 31