Farense

Beto a um passo de voltar à Liga NOS: confira os pormenores

Beto, internacional português Tony Dias/Global Imagens

Guarda-redes está muito perto de reforçar o Farense, mas falta apurar a duração do contrato que poderá ser até ao final da temporada ou a assinatura de um vínculo válido até 2022.

O guarda-redes Beto está muito perto de ser reforço do Farense, que procura um jogador para colmatar a lesão de Rafael Defendi, brasileiro que sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo, num treino, e não joga mais esta temporada.

Os algarvios vão fazer-se valer do artigo 76.º do Regulamento de Competições que prevê a inscrição de guarda-redes fora dos prazos normais - o mercado fechou a 1 de fevereiro - para fazer face a lesões graves e o internacional português, que voltou esta época ao futebol nacional para jogar no Leixões, da Liga SABSEG, vindo do Goztepe (Turquia), está em negociações.

Falta apurar os moldes do negócio e em cima da mesa estão dois cenários, sabe O JOGO: um contrato até ao final da época, com possibilidade de voltar ao Leixões na próxima, ou um vínculo válido por ano e meio. Beto sofreu, em meados de fevereiro, uma lesão grave e, na altura, anunciou nas redes sociais que não jogaria mais esta temporada, mas o tetra vencedor da Liga Europa por FC Porto (um título) e Sevilha, Espanha (três títulos) recorreu à medicina chinesa e recuperou em tempo recorde. Aliás, os tratamentos que Beto foi documentando no Instagram mereceram, inclusive, os comentários de Cristiano Ronaldo. "Zé, o que andas a fazer da tua vida?!", perguntou o craque da Juventus (Itália).

No entanto, o guardião não conseguiu recuperar o lugar no onze do Leixões, pois José Mota manteve Stefanovic e Beto foi suplente não utilizado nos últimos dois encontros. Por conseguinte, o jogador, 38 anos, vê com bons olhos a mudança para o Algarve. As negociações devem ficar fechadas nas próximas horas.

Natural de Loures, Beto começou a jogar futebol no Ponte Frielas, mas foi no Sporting que cumpriu a formação e onde subiu a sénior. Na extensa carreira ganhou, para além das quatro Ligas Europa, uma Liga NOS, duas Taças de Portugal, uma Taça da Liga, uma Liga SABSEG, uma Supertaça, uma Liga Romena e uma Liga das Nações.

João Maia/Carlos Encarnação