Benfica

Ricardo Gomes, antigo central do Benfica: "Lucas Veríssimo é melhor que eu"

Lucas Veríssimo brilhou pelo Santos e agora é reforço do Benfica AFP

Antigo central das águias garante a O JOGO a qualidade do ex-Santos e destaca a velocidade, algo que "não tinha".

Já inscrito na Liga e a caminho da Luz, Lucas Veríssimo chega como forte aposta de Jorge Jesus, que desde o início da época fez força pela sua contratação.

Vendo finalmente satisfeito o desejo, o técnico vai passar a contar com um central cotado. A tal ponto que Ricardo Gomes, nome que deixou marca no Benfica, clube pelo qual fez 132 jogos em duas passagens, conquistando dois títulos de campeão, diz-se até inferior ao ex-Santos. "Penso que o Lucas é melhor do que eu, bem melhor", afiança a O JOGO, explicando que o reforço "tanto pode jogar na marcação ou mais solto, pode fazer as duas funções".

"Tem um bom posicionamento e no um contra um é muito bom. Tem também velocidade e é um atleta. Eu não tinha velocidade nenhuma, nisso ele é bem melhor, é bem rápido", atira, reforçando que este "não deixa também dúvidas em termos técnicos e físicos" e que "sabe sair a jogar".

Ricardo Gomes confessa que chegou a pensar que "o negócio pudesse não acontecer", mas sublinha que as águias fizeram um grande negócio atendendo aos 6,5 milhões de euros pagos ao Santos pelo jogador, que viu a viagem para Lisboa adiada, sendo agora esperado no fim de semana - a suspensão de voos do Brasil coloca dificuldades logísticas que as águias tentam superar. "A crise fez com que os preços baixassem e os jogadores ficassem mais baratos. Há dois anos, o Santos rejeitou dez milhões pelo Lucas, 6,5 milhões é um bom desconto", afirma, defendendo que Veríssimo "vale todo o esforço e empenho".

O momento complicado das águias, já a nove pontos do líder Sporting e com vários objetivos pelo caminho, leva Ricardo Gomes a admitir que "pelos resultados o Lucas já chega tarde". "Mais vale tarde do que nunca e ainda pode ser importante na defesa do Benfica, mas os resultados mostram que já podia ter ajudado", declara, acreditando que o central vá entrar rapidamente nas contas de Jesus. "Vamos ver como corre a adaptação, porque há sempre riscos. Mas neste caso são mínimos, é uma escolha muito boa", assegura, compreendendo o porquê de Jorge Jesus ter pedido a contratação. "Defrontou-o no Brasileirão e sabe bem o que ele vale, é um dos melhores do Brasil", sublinha, esclarecendo, a propósito do esquema de três centrais - que o técnico da Luz começa a implementar e que está nos planos para o futuro -, que o defesa "pode jogar bem nesse sistema". "Chegou a fazê-lo no Santos e com eficácia", diz, sobre o novo camisola 4 da Luz.

Referência na posição até pelo Brasil, o agora técnico admite que "pelos resultados do Benfica, Lucas já chega tarde", garantindo que o clube da Luz conseguiu "um bom desconto" ao pagar 6,5 M€ pelo defesa

Marco Gonçalves