Internacional

Depois da eliminação da Taça do Rei, Real Madrid goleia em La Liga

Benzema bisou na goleada do Real Madrid EPA

Quebra num ciclo negativo de apenas uma vitória nos últimos cinco jogos.

O Real Madrid goleou este sábado na visita ao Alavés, por 4-1, na 20.ª jornada da Liga espanhola, quebrando um ciclo negativo que valeu a perda da Supertaça e uma eliminação escandalosa da Taça do Rei.

Bastou à equipa merengue a primeira parte para resolver o jogo a seu favor, com três golos sem resposta, o primeiro à passagem do quarto de hora, pelo médio brasileiro Casemiro, ex-FC Porto, e os outros dois à beira do intervalo, aos 41, pelo francês Karim Benzema, assistido pelo internacional belga Eden Hazard, autor do terceiro golo, aos 45+1, a passe do alemão Toni Kroos.

Na segunda parte, o Real Madrid geriu a vantagem e o Alavés aproveitou para reduzir, aos 59 minutos, mas Benzema reporia a vantagem à passagem do minuto 70, "bisando" no marcador, para chegar aos 10 golos na prova.

O Real Madrid vinha de um ciclo negativo de três jogos, nos quais somou um "nulo" em Pamplona, frente ao Osasuna, e duas derrotas, frente ao Athletic Bilbau, por 2-1, nas meias-finais da Supertaça, e a mais escandalosa, perante o modesto Alcoyano, da II Divisão B, também por 2-1, após prolongamento, que representou a eliminação na Taça do Rei.

Nos outros três jogos de hoje, da 20ª jornada, o destaque vai para o "hat-trick" do ponta de lança marroquino Youssef En Nesyri, no triunfo caseiro do Sevilha, por um concludente 3-0, sobre o Cádiz.

Três golos que "catapultaram" En Nesyri para a liderança dos melhores marcadores da I Liga, com 12 golos, ultrapassando os consagradíssimos Lionel Messi, do FC Barcelona, e Luís Suárez, do Atlético Madrid, ambos com 11 golos cada, e Gerard Moreno, do Villarreal, com 10.

O avançado marroquino marcou aos 35, 39 e 62 minutos e viu ainda o vídeoárbitro (VAR) retirar-lhe o poker, aos 65, por posição de fora de jogo.

Outra partida importante da jornada, Real Sociedad e Betis empataram a dois golos em San Sébastian, mas a equipa basca teve o "pássaro na mão" e deixou-o fugir. Esteve a ganhar por 2-0 até aos 86 minutos e permitiu que a equipa andaluza chegasse ao empate nos derradeiros instantes do jogo.

A Real Sociedad inaugurou o marcador no início da segunda parte, aos 48 minutos, pelo jovem internacional sueco Alexander Isak e aumentou a vantagem aos 57, pelo médio Mikel Oyarzabal, o que deu à equipa a falsa sensação de que o jogo estava resolvido, quando não estava, como os factos demonstraram.

O Betis teve o mérito de acreditar até ao fim e logrou empatar nos últimos minutos, aos 86 e 90+2, com golos de Sérgio Canales, assistido pelo veteraníssimo suplente Joaquín, ele próprio autor do segundo, respetivamente, que valeu um precioso ponto.

O internacional português William Carvalho começou o jogo no "banco", mas foi lançado aos 56 minutos, a render o médio marfinense Paul Akouokou.

Finalmente, Huesca e Villarreal não foram além de um "nulo", resultado que penaliza mais o "submarino amarelo", que já tinha cedido um empate (2-2) em casa na jornada anterior frente ao Granada, por lutar pelos lugares de topo, enquanto a formação andaluza ocupa o último lugar da classificação.

O lateral esquerdo português Luisinho, ex-Benfica e ex-Deportivo da Corunha, entrou em campo aos 83 minutos, pela equipa do Huesca, a substituir o defesa uruguaio Gaston Silva.

O Atlético Madrid lidera a Liga com 44 pontos (17 jogos), seguido do Real Madrid, com 40 (19), do Sevilha, com 36 (19), do FC Barcelona, com 34 (20), do Villarreal, com 34 (20) e da Real Sociedad, com 31 (20).

Redação com Lusa