Internacional

Ato eleitoral do Barcelona já têm três candidatos confirmados

Camp Nou, estádio do Barcelona, vai ser um dos locais de voto das próximas eleições do clube AFP

Sócios do clube da Catalunha vão decidir, a 24 de janeiro, o sucesso do presidente demissionário Josep Maria Bartomeu

Joan Laporta, Victor Font e Toni Freixa foram, esta quinta-feira, oficialmente confirmados como candidatos à presidência do FC Barcelona, após a validação das assinaturas das três listas, anunciou o clube catalão, cujas eleições se realizam em 24 de janeiro.

O quarto candidato, Emili Rousaud, também recolheu o número mínimo de assinaturas de sócios exigido (2.257), mas, durante o processo de validação das mesmas, optou por "comunicar ao comité eleitoral do clube a intenção de se retirar", informou o Barcelona, através do sítio oficial na Internet.

Joan Laporta, que foi presidente do Barcelona entre 2003 e 2010 e é considerado o principal favorito a vencer o escrutínio eleitoral, recolheu 10.272 assinaturas (9.625 foram validadas), mais do que Victor Font (4.713) e Toni Freixa (2.634) juntos.

As eleições para a presidência do Barcelona estão agendadas para 24 de janeiro, mas poderão ser adiadas devido à pandemia do novo coronavírus.

Em outubro do ano passado, o presidente Josep Maria Bartomeu apresentou a demissão do cargo e, desde então, o clube catalão tem sido dirigido por uma comissão de gestão, liderada por Carles Tusquets.

Redação com Lusa