V. Guimarães

Magia de Quaresma voltou para o reencontro com o FC Porto

Ricardo Quaresma, extremo do V. Guimarães LUSA

Golaço ao Santa Clara, o primeiro do extremo com a camisola vimaranense, foi uma espécie de aperitivo de luxo para o desafio que se segue e o colocará diante do FC Porto.

Mágico, belo, espectacular... aos 37 anos, Ricardo Quaresma continua a ser capaz de tornar limitados os adjetivos mais generosos que inspira quando tem a bola nos pés.

Mostrou-o na goleada (0-4) ao Santa Clara, uma espécie de aperitivo para o reencontro com o FC Porto, o adversário que se segue no calendário do Vitória de Guimarães. A boa notícia para os adeptos portistas que têm nele uma referência de momentos fantásticos é que nos seis encontros em que esteve na condição de adversário nunca marcou ao campeão nacional - já para os dragões assinou 50, no total das duas passagens pelo clube, entre 2004 e 2008, e depois de 2013 a 2015.

No entanto, como a última jornada mostrou, como que a reavivar as melhores memórias, Quaresma nem precisa marcar para fazer a diferença. Começou assim, de resto, a escrever a vitória expressiva diante dos açorianos: ao segundo cruzamento, assistiu André André para o primeiro golo, havia seis minutos jogados, e assistiu também Estupiñan no segundo golo do avançado, no segundo tempo. Por essa altura, já inventara, sozinho, o momento mais espectacular da décima jornada do campeonato: deixou João Lucas por terra, passou por Villanueva como se este fosse invisível, deixou Fábio Cardoso também no chão e depois tocou a bola para lá do alcance do guarda-redes Marco, que tentara desviar o remate. Para primeiro golo com a camisola do Vitória de Guimarães, a impressão criada não poderia ser mais forte.

Quaresma foi a grande aposta da SAD vimaranense para uma temporada arrebatadora e com a ambição europeia bem vincada. Tudo isso ficou resumido frente ao Santa Clara, num triunfo que confirmou o bom momento do Vitória de Guimarães, para lá do talento do extremo que, na próxima semana, estará pela terceira vez na pele de adversário do FC Porto, desde que deixou o clube. Defrontou-o pelo Besiktas , em 2017, na Liga dos Campeões.

As outras quatro ocasiões remontam ao tempo em que representava o Sporting, onde iniciou a carreira. Para lá do que faz com bola, Quaresma é ainda um líder em campo, seja em jogo ou nos treinos: ainda na véspera de Natal fez questão de partilhar nas redes sociais a equipa sorridente que vencera a peladinha.

Veja o vídeo do golo de Quaresma ao Santa Clara:

Mónica Santos