Confira as notas atribuídas por O JOGO às exibições dos jogadores do Benfica na goleada por 5-0 frente ao Vilafranquense, em jogo a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.
BENFICA UM A UM
Helton Leite 5
Quando um guarda-redes não tem trabalho pede-se que não invente. Agarrou uma bola que veio do colega Nuno Tavares e entregou um livre indireto que acabou na barra. Muito tremido com os pés.
Gilberto 6
Quase sempre no último terço, Gilberto não foi incomodado, mas desleixou-se na recuperação na parte final. No ataque, tabelou bem. Deu, de calcanhar, a bola para Pedrinho fazer o 5-0.
Jardel 5
Batido em velocidade no primeiro lance da partida e passivo em alguns duelos, por exemplo no remate de Fortes ao ferro.
Otamendi 6
Deixou antecipar-se por Rodrigo, que cabeceou perto do golo ainda na primeira parte. Sem mácula posterior.
Nuno Tavares 7
Desperto para a exigência. O canhoto tabelou com Gabriel e, na esquerda, serviu Pizzi para o 2-0 encarnado. Quando Rafa perdeu a bola (42") ligou o motor e foi recuperá-la a tempo de a endossar a Seferovic. Duas assistências saídas do livro e jogo tranquilo a defender.
Gabriel 8
A ideia era afundar o centro do terreno do Vilafranquense: foi fulcral o cérebro de Gabriel. Com classe no pé esquerdo, isolou Gonçalo Ramos no 1-0, descobriu Nuno Tavares na esquerda na construção do 2-0 e tricotou a jogada que daria o quinto aos encarnados. Perdeu uma bola comprometedora e saiu, mas já tinha, aos 2", salvado com um corte na grande área.
A FIGURA
Pedrinho: 8
O menino de Maceió apresentou-se
Pedrinho fez o melhor jogo pelo Benfica e apresentou os dotes que fizeram os encarnados resgatá-lo ao Corinthians, ele que era mais conhecido pelo mediatismo do negócio do que pelo que tinha mostrado na Luz. O natural de Maceió a fletir para dentro foi um dínamo. Nos primeiros 30 minutos, fez um remate por cima e serviu Seferovic para fazer o 3-0. No meio de três rivais saiu de um mar de pernas para entregar, com uma picadinha, o passe a Gonçalo Rmos, que atirou à barra. Se esse era um passe de bandeira, também o foi o tiro cruzado que anichou no ângulo. Jesus acabou a testá-lo como segundo avançado.
Pizzi 6
Não teve trabalho atrás e estacionou nos últimos 40 metros. De primeira, fez um golaço para tranquilizar a equipa com o 2-0. À entrada da área podia ter feito mais um golo na segunda parte.
Rafa 5
Jogo abaixo do extremo, que desta feita alinhou à esquerda. Insistiu em dribles e desperdiçou três contragolpes.
Gonçalo Ramos 7
Mexido na frente, Ramos fez um arranque de bom nível. Foi frio a driblar o guardião para marcar e recebeu à ponta de lança o passe de Pedrinho: acertou na barra.
Seferovic 7
Perdeu-se em fintas na segunda parte, mas foi letal no primeiro tempo. Tirou com o calcanhar um adversário da frente e fez o 3-0. Bisou com a gentileza de Nuno Tavares.
Darwin 5
Entrou em campo, passou os adversários, mas deslumbrou-se na hora de finalizar.
Everton 6
Ajudou a fechar caminhos, tabelou certinho e isolou Darwin em passe longo.
Taarabt 5
Duas arrancadas e uma pancada de Jefferson para recordar.
Samaris 5
Ajudou a estabilizar o miolo.
Waldschmidt 5
Apático tanto a procurar a bola como na pressão.