Treinador abriu as portas da maior prova de clubes da UEFA a 17 atletas em 2020/21 e fixou um novo máximo este século. Em termos absolutos, só Jesualdo lançou mais
Sérgio Conceição garante que não distribui prémios, mas já ofereceu a oportunidade a vários jogadores de se estrearem na Liga dos Campeões da fase de grupos em diante.
Ao todo foram 30, menos um do que Jesualdo Ferreira em termos absolutos, ainda que os 31 do "Professor" tenham sido divididos por quatro participações. Conceição fê-lo "apenas" em três, a maior parte dos quais na atual, que ainda não terminou (pelo menos terá mais dois jogos).
Seja como for, os 17 novatos que o treinador de 46 anos lançou na maior prova de clubes da UEFA em 2020/21 já constituem um novo máximo esta século, superando amplamente o anterior melhor registo, que remontava às temporadas de Otávio Machado e José Mourinho (2001/02 e 2002/03), ambos com 12 jogadores lançados.
Diogo Costa, Felipe Anderson e Toni Martínez foram os últimos a quem Conceição deu palco esta época na Liga dos Campeões, numa altura da prova em que o FC Porto já tinha a qualificação para os oitavos de final confirmada.
A atitude do treinador nem sequer foi nova, uma vez que já o havia feito em 2018/19, com Diogo Leite, na deslocação dos dragões a Istambul, para defrontar o Galatasaray (Chidozie também entrou). Contudo, ao invés do que sucedeu nessa temporada, Sérgio começou a distribuir oportunidades bastante cedo.
E não nos referimos apenas aos óbvios Marchesín Manafá, Sarr, Zaidu, Uribe ou Luis Díaz, que são opções regulares. Nanu jogou com o Manchester City, logo no arranque, Fábio Vieira com o Olympiacos, logo a seguir, e tanto Loum como Romário, João Mário, Nakajima, Taremi e Evanilson somaram alguns minutos antes do jogo de anteontem, em Atenas. Só Cláudio Ramos, da atual lista de inscritos, não teve direito a uma chance na prova até ao momento.
Dos 30 que se estrearam na Champions pela mão de Conceição, cinco tiveram essa oportunidade já na fase a eliminar da competição. Gonçalo Paciência e Waris fizeram-no no Dragão, com o Liverpool, na primeira mão dos oitavos de final de 2017/18, e Diogo Dalot e Bruno Costa na segunda, em Anfield. Fernando Andrade jogou nos oitavos, mas da época 2019/20, disputados com a Roma.
ESTREANTES
2017/18 - 7
Marega
Sérgio Oliveira
José Sá
Waris
Bruno Costa
Diogo Dalot
Gonçalo Paciência
2018/19 - 6
Éder Militão
André Pereira
Bazoer
Diogo Leite
Chidozie
Fernando Andrade
2020/21 - 17
Marchesín
Sarr
Zaidu
Uribe
Fábio Vieira
Luis Díaz
Manafá
Nanu
Evanilson
Nakajima
Taremi
Romário Baró
João Mário
Loum
Diogo Costa
Toni Martínez
Felipe Anderson