Após dois anos a fazer sombra a Oblak, o guarda-redes Adán recuperou, nos leões, o estatuto de indiscutível.
Antonio Adán vive dias de autêntica felicidade no Sporting, cimentados com a regularidade competitiva que veio recuperar após dois anos na sombra de Jan Oblak, no Atlético de Madrid, mas também por um contexto pessoal... de sonho.
Já lá vamos, até porque primeiro importa referir que o guarda-redes, de 33 anos, é hoje titular indiscutível para Rúben Amorim, tendo falhado - por opção, na Taça de Portugal - apenas um dos 10 jogos oficiais que os leões registam em 2020/21.
São mais dois do que todo o conjunto das duas últimas temporadas ao serviço dos colchoneros, onde pouco apareceu: duas vezes na época transata e cinco em 2018/19 (o último grande ano desportivo foi em 2017/18, com 30 embates pelo Bétis, também em Espanha). O bom momento reforça-se com as palavras do seu empresário, Iñaki Espiuza, num exclusivo a O JOGO.
"O Adán está encantando com o Sporting e com o projeto onde está inserido. Antes da janela de transferências teve várias oportunidades para continuar a carreira, inclusive no Atlético, mas estava tapado pelo Oblak, que conhecem bem em Portugal [ex-Benfica] e queria ser protagonista, algo que, felizmente, está a acontecer", atestou, concretizando: "Posso dizer que o que encontrou no Sporting superou as suas expetativas."
Há, de facto, mais do que a vertente desportiva, pois para 2021 Adán já sabe que vai receber... uma bela prenda. Portugal trouxe-lhe estabilidade e em outubro passado, utilizou as redes sociais para, em conjunto com a mulher, Ana, revelar que vem aí a estreia de ambos na paternidade, com o pequeno Antonio - nome do progenitor. "Sim, para além da parte desportiva, vai ser papá em 2021 e tudo isto ajuda para que ele possa ter encontrado a estabilidade e a felicidade", confirma-nos o seu agente.
Como um... distribuidor
Palavras, claro, para o contributo de Rúben Amorim na continuidade de Adán, envolvendo-o no processo da equipa, não só defensivo, mas também ofensivo: é pelos seus pés que passa parte da primeira fase de construção, tendo uma eficácia de 96,4% nos passes de curta distância; na longa também da cartas (acertou 96,7%) ao ponto de... já ter assistido Pote para um dos golos que marcou em Guimarães.
"Também está muito contente por trabalhar com o míster Rúben Amorim, que tem mostrado resultados. Aliás, o Adán sente-se completamente integrado no processo da equipa, por exemplo, a sair a jogar, onde é uma peça importante; compreende perfeitamente as ideias do treinador e creio que também está contente com a simbiose que foi criada no clube, com uma mistura de jogadores mais experientes, como é o seu caso, e futebolistas mais jovens, da "cantera". Está muito feliz no Sporting", fecha Espiuza.
Adán, com contrato válido até 2022, tem ainda salvaguardada mais uma temporada de opção caso o Sporting e o futebolista decidam que nessa altura a relação é para manter. Para já, dá bons frutos, e terá novo capítulo no sábado, na receção ao Moreirense.