FC Porto

"Taremi, Toni Martínez e Evanilson vão dar alegrias aos portistas"

Soares adivinha um futuro auspicioso para os "sucessores" no FC Porto LUSA

Tiquinho Soares assume-se como "portista doente" e não perde um jogo da ex-equipa sempre que o horário permite. A crença na recuperação no campeonato e na qualidade dos sucessores é enorme.

A partida para a China não significou um corte radical de Tiquinho com Portugal, onde tenciona voltar em breve, até porque recentemente fez um pedido para adquirir a nacionalidade lusa. Até lá, continuará a torcer pelo FC Porto, convencido de que a crença de Sérgio Conceição e a vontade do grupo levarão os azuis e brancos a dar a volta ao atual quarto lugar no campeonato.

Continua a acompanhar os jogos do FC Porto?

-Quando dá para assistir, vejo sempre os jogos.

Como viu este começo de temporada, com a equipa no quarto lugar da I Liga?

-O campeonato ainda está a começar e o FC Porto vai dar a volta por cima.

Na época passada fez parte do grupo que recuperou de uma desvantagem de sete pontos para o Benfica. O que vos fez acreditar sempre no título e em que é que isso pode ajudar este ano?

-O acreditar do Sérgio [Conceição] e o querer do grupo.

Como analisa os jogadores que chegaram para o ataque do FC Porto: Taremi, Toni Martínez e Evanilson?

-São grande jogadores. Vão dar alegrias a todos os portistas.

Ainda pensa voltar ao futebol português?

-Penso sim. Espero voltar em breve.

Pediu a nacionalidade portuguesa este ano. Se o convidassem para representar a Seleção, aceitaria?

-Eu não diria não.

"A MUDAR O ESTILO PARA ME ADAPTAR"

Contratado pelo Tianjin Teda no fim de setembro, Soares não conseguiu fintar algumas dificuldades de adaptação ao campeonato chinês e viu uma lesão roubar-lhe algum tempo de jogo. Assim, acabou por fazer apenas quatro jogos e adiar os golos para a próxima temporada.

Que realidade encontrou na China?

-Sabemos que o futebol é igual em todo lado, mas é totalmente diferente do que imaginava encontrar. Estou a tentar adaptar-me ao máximo ao estilo de jogo da minha equipa. Fiquei muito tempo na Europa, então vou precisar de um tempo para poder adequar-me ao estilo de jogo do Tianjin Teda.

O campeonato tem correspondido às suas expectativas?

-Está ser de adaptação. Os dois primeiros jogos foram muito bons. Depois lesionei-me e tive que esperar mais um pouco. Prejudicou-me um pouco. Fiquei muito tempo em Portugal e estou a tentar mudar o estilo de jogo para a adaptação ser mais rápida.

Bruno Filipe Monteiro