Sporting

O um a um do Sporting frente ao Santa Clara: um Pote de ketchup verde

epa08771381 Sporting's Pedro Goncalves scores a goal during the Portuguese First League soccer match Santa Clara vs Sporting CP held at Sao Miguel Municipal Stadium in Ponta Delgada, Azores, Portugal, 24 October 2020. EPA/EDUARDO COSTA EPA

Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores do Sporting no triunfo sobre o Santa Clara, 2-1, nos Açores.

UM A UM DO SPORTING

Adán 5

Duas falhas indesmentíveis. Na primeira, deixou incompreensivelmente passar um cruzamento a meia altura de Sagna, em lance que quase deu golo. Na segunda, foi apanhado de surpresa no passe errado de Coates que resultou no 1-1, mas tomou má decisão em avançar na direção da bola em vez de recuar para a baliza.

Neto 6

Apareceu nos Açores com ar confiante e teve poucas falhas nas ações defensivas.

Coates 4

Uma "paragem cerebral" do comandante da defesa quase comprometia o resultado da equipa, transformando um jogo que parecia controlado em mais um "ai Jesus" para Rúben Amorim e seus pares. Desse passe errado para os pés de Lincoln surgiu o 1-1, mas os leões viriam a recuperar e fazer o 2-1.

Feddal 6

Tem uma atitude discreta em campo, optando por roubar as bolas em pezinhos de lã. Lançou Pote para o golo decisivo.

Porro 6

Ainda não se soltou como Amorim quer e a equipa precisa. Tímido, não acertou os cruzamentos e os dribles. Com a evolução do jogo foi melhorando e quase ofereceu um golo a Sporar.

Palhinha 7

Muito forte na zona central, a impor o físico sempre com grande confiança. Um travão e ao mesmo tempo uma força motriz a empurrar o Santa Clara para trás.

Matheus Nunes 6

Ao lado de Palhinha, assumia a condução na zona central. Entrou na área algumas vezes e conseguia desnortear os defesas contrários. Faltou mais assertividade e impulsividade.

Nuno Mendes 6

Dá início à jogada do 0-1 com passe para Jovane a revelar boa visão de jogo e sentido prático. O treinador disse que vai ser o futuro da seleção e ele voltou a marcar pontos.

A FIGURA

Pedro Gonçalves: 8
Bis na estreia a faturar

Ainda não se tinha estreado a marcar pelos leões, mas ontem abriu o frasco de "ketchup" e fez logo dois golos de uma vez, a oferecerem os três pontos à equipa que representa. Parte da ala para o centro, surgindo várias vezes em zonas de finalização. Em ambos os golos contou com a colaboração infeliz do guarda-redes Marco, mas como toda a gente sabe, a sorte só aparece a quem a procura.

Jovane 6

Grande abertura a desmarcar Pote no 1-0, apesar de continuar a parecer desamparado na zona central do ataque.

Nuno Santos 7

Sempre em rotação máxima, com iniciativas desconcertantes na ala. Muitas ações de qualidade.

Tiago Tomás 5

Trouxe dinamismo à direita.

Sporar 5

Começou com um remate de bicicleta que foi vistoso, mas pouco mais fez do que assustar Marco. Aos 73" quase marca de cabeça a desviar centro de Porro. Aos 77", a bola passa-lhe entre as pernas.

João Mário 6

Acrescentou muita classe ao meio-campo com um patamar de qualidade acima dos restantes.

Gonçalo Inácio -

Entrou para compor a defesa e pouco teve que intervir.

Rodrigo Cortez