Motores

Copiloto de 21 anos morre após despiste no Rali Vidreiro, na Marinha Grande

Laura Salvo faleceu este sábado, aos 21 anos, na sequência de um acidente no Rali Vidreiro Reprodução/Facebook

A vítima é do sexo feminino e era navegadora de uma viatura espanhola.

A copiloto de um automóvel espanhol morreu este sábado, após um despiste do veículo apenas algumas centenas de metros após a partida para o primeiro troço do Rali Vidreiro, confirmou a organização da prova.

"Laura Salvo, co-piloto espanhola, de 21 anos, faleceu esta manhã no decorrer da primeira especial do Rally Vidreiro Centro de Portugal - Marinha Grande. Uma saída de estrada vitimou a jovem atleta que neste evento acompanhava Miguel Socias", pode ler-se na publicação feita através das redes sociais.

"A viatura despistou-se cerca de 500/600 metros após a partida do primeiro troço, tendo colidido com um pinheiro. A vítima ficou encarcerada e os meios de socorro responderam quase de imediato, já que estavam muito próximo", esclareceu o comandante dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, Vítor Graça, em declarações à Lusa.

Quando foi desencarcerada, a vítima encontrava-se em paragem cardiorrespiratória. "Foram iniciadas as manobras de reanimação com sucesso. Foi acionado o helicóptero do INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica] e a vítima foi transportada, já estabilizada e entubada, para a zona de aterragem do meio aéreo, a cerca de 200/300 metros do local onde se encontrava", mas a morte viria a ser declarada pelas 11:15 revelou ainda.

O Presidente do Clube Automóvel da Marinha Grande explicou o incidente: "Infelizmente, temos a comunicar um óbito no nosso rali. A concorrente Laura Salvo, que competia como navegadora na Peugeot Rally Cup Iberica, sofreu um acidente logo no início do primeiro troço, acabando por falecer. O Clube Automóvel da Marinha Grande e os respetivos meios de auxílio chegaram ao local em cerca de dois minutos, fazendo todos os possíveis para salvar a jovem concorrente, tentando a reanimação. Os meios levaram a vítima para uma zona onde fosse possível a chegada de um helicóptero de emergência médica, mas a concorrente acabou por falecer no local. Em meu nome, e em nome do Clube Automóvel da Marinha Grande endereço publicamente os meus sentimentos a toda a família, amigos e equipa da vítima".

No local estiveram 27 operacionais, apoiados por oito viaturas e um meio aéreo do INEM.

As provas de qualificação do Rali Vidreiro Centro de Portugal, 6.ª prova do Campeonato de Portugal de Ralis, realizaram-se esta sexta-feira, iniciando-se hoje a prova oficial.

Redação com Lusa