Benfica

Um a um do Benfica: Rafa e Rúben deram o sinal para arrasar

Rafa em destaque no Benfica-Moreirense EPA

O Benfica impôs-se por 2-0 na receção ao Morierense, em jogo da segunda jornada da I Liga

Vlachodimos 6

Uma estirada difícil a remate de Lucas Rodrigues, aos 28", foi a única oportunidade que teve para brilhar num jogo de sentido único.

André Almeida 6

Passou o jogo no meio-campo do Moreirense, na primeira parte, deu nas vistas com dois bons cruzamentos. Perto do final subiu à área e viu o poste negar-lhe o golo.

Rúben Dias 7

Perante a falta de pontaria dos colegas da frente, o central puxou dos galões e foi à área contrária desbloquear o encontro com um cabeceamento certeiro. A defender revelou boa leitura de jogo e sentido de antecipação para meter no bolso os avançados rivais. Uma exibição memorável na despedida.

Vertonghen 6

Seguro na fase defensiva e na construção, o belga tentou desequilibrar na frente e esteve perto do golo em duas ocasiões: aos 11" cabeceou a centímetros do poste e, aos 37", esbarrou em Pasinato.

Grimaldo 6

Subiu inúmeras vezes no terreno e criou perigo através de cruzamentos tensos, aos quais os colegas não deram o melhor seguimento.

Gabriel 6

Confortável no papel de "6", o brasileiro recuperou várias bolas em terrenos adiantados e, ao contrário de outros jogos, revelou paciência na circulação de bola.

Pizzi 6

Teve participação importante no "carrossel" ofensivo das águias e testou a pontaria em três ocasiões, sem sucesso. Antes de sair colocou Darwin na cara de Pasinato com um passe de rutura, aos 59".

Everton 6

Marcou o canto que originou o 1-0 e viu Pasinato negar-lhe o golo, com o pé, aos 36". Insistiu nos desequilíbrios através de ações individuais até à exaustão.

Waldschmidt 5

Deixou-se apanhar pela teia dos cónegos e podia ter recuado para ter mais bola, como fez no bom passe a isolar Everton aos 36". Na retina fica um remate fraco com a baliza à sua mercê, que acabou intercetado por Rosic.

Darwin 6

Compensou uma abordagem passiva a cruzamentos com entrega e capacidade de jogar em profundidade. Não parece um jogador capaz de se fixar na área, mas mostrou valências a jogar em profundidade, como deseja Jorge Jesus, na arrancada que culminou no 2-0.

Chiquinho 6

Um bom passe a isolar Rafa.

Seferovic 6

Tornou-se no "matador" de serviço e acabou com o desperdício ao fazer o 2-0..

Pedrinho 5

Alguns pormenores técnicos.

Weigl -

Refrescou o meio-campo.

Nuno Tavares -

Pouco tocou na bola

A FIGURA >> Rafa: 7

Turbo ligado com invejável compromisso

A muralha defensiva montada por Ricardo Soares reduziu os espaços ao ataque do Benfica e foi Rafa quem aceitou a responsabilidade de os encontrar. Com o turbo ligado, o extremo provocou o caos com arrancadas, ora pela direita - ora pelo corredor central, ora pelo lado direito - que só esbarraram na má pontaria dos colegas. O próprio tentou chegar ao golo, mas, a três remates ao lado, somou-se um corte "milagroso" de Rosic a negar-lhe o merecido golo. Destaque também para uma mão cheia de recuperações defensivas que ilustraram a nova vida de um Rafa determinado a impressionar JorgeJesus.

Duarte Tornesi