Benfica

Um a um: assim jogou o Benfica em Famalicão

O primeiro golo de Waldschmidt Ivan Del Val/Global Imagens

UM A UM >> O Benfica entrou da melhor maneira na edição 2020/21 da I Liga, ao golear em Famalicão por 5-1, em jogo marcado pelo 'bis' do alemão Luca Waldschmidt, que se estreou oficialmente pelos encarnados.

Vlachodimos 6
Um voo oportuno negou o empate no único lance de trabalho no primeiro tempo. Sem chances no golo sofrido.

André Almeida 6
Afoito no ataque a partir dos 20", serviu Everton para o 2-0. Regular a defender, foi sempre um apoio no ataque.

Rúben Dias 6
Agarrou Toni Martínez e viu amarelo. Fora isso, não errou durante o encontro e foi assertivo nas interceções.

Vertonghen 6
O holandês descobriu Darwin com um passe de 30 metros e deu início ao primeiro golo do Benfica. Sólido nos duelos.

Grimaldo 6
Quase sempre projetado, o espanhol serviu para três lances de perigo. Na primeira parte, converteu um livre direto precioso para o 3-0. Foi ultrapassado com facilidade por Lameiras no tento famalicense. Saiu logo depois.



Rafa 7
O extremo acelerou o Benfica. Combinou com André Almeida no lance que daria o primeiro golo encarnado. Depois, assistiu Waldschmidt, que não chegou ao segundo poste. Culminou a exibição com um bom trabalho na área e remate, de pé esquerdo, para o 4-0.



Taarabt 7
O marroquino deu uma lição de como correr de modo inteligente. Foi o primeiro homem a sair na pressão e compensou o centro do terreno, recuperando e lançando contra-ataques. Com bola, tricotou combinações. Ganhou a falta para o terceiro golo e cavalgou sobre três rivais até ao quinto golo.

Gabriel 7
Traduziu as suas mais-valias no passe longo, variando rapidamente. Forte no capítulo defensivo, estabeleceu com Taarabt o equilíbrio da equipa, ficando por fechar a zona central no tento rival.

Everton Cebolinha 7
Deu o corredor a Grimaldo e festejou com uma diagonal e um remate colocado à entrada da área (2-0). Desenhou a melhor jogada de ataque, que acabou ao lado, mas na segunda parte fez o que quis e serviu Rafa para o 0-4. Apagou-se aos 60"".


Darwin 7
No primeiro jogo a titular, o ponta de lança foi mais eficaz a servir do que a marcar. Entre linhas recebeu e desmarcou Waldschmidt para o primeiro golo, voltou a servi-lo numa combinação para o 0-5.

Pizzi 5
Algumas combinações e um remate, na área, por cima.

Carlos Vinícius 5
À meia-volta falhou o golo.

Nuno Tavares 6
Veloz, em 15 minutos criou três lances claros de golo, a que a equipa podia ter correspondido. Foi quem mais quis ampliar o marcador.
.
Weigl 5
Estabilizou e recuperou três bolas. Impotente perante o tiro de Lameiras ao poste.

Diogo Gonçalves 4
Regressou a casa, mas não tocou na bola.

Waldschmidt >> 8

Vegetariano acordou cheio de apetite

Num comboio coletivo avassalador, Waldschmidt ligou os pontinhos todos do ataque: caiu nas alas, mas percebeu que no meio morava a virtude. Passou por dois rivais, atirou ao lado e a velocidade mostrou que só lhe faltava o golo. E esse fê-lo com classe, num toque subtil sobre Zlobin. Falhou ao segundo poste o segundo, porém emendou no reatamento: sprintou 40 metros ao isolar Darwin e apareceu para encostar. O segundo avançado tão procurado justificou a alcunha de bombardeiro. E como vegetariano mostrou apetite e faro a que o Benfica desejava. Foi o terceiro deste século a estrear-se com um bis.

Frederico Bártolo