Seleção Nacional

Sub-21: encontro foi adiado, mas Portugal até pode somar sem jogar

Cidade do Futebol era o palco previsto para o Portugal-Bielorrússia

Bielorrussos isolados por três casos positivos de covid-19. Soluções no protocolo da UEFA passam por adiamento ou derrota.

O Portugal-Bielorrússia, de apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-21 a realizar em 2021, previsto para ontem, terça-feira à tarde na Cidade do Futebol (Oeiras), foi adiado para data ainda por designar, após surgirem três casos de covid-19 positivos nos visitantes. Portugal "arrisca", de acordo com o recém-aprovado "Protocolo de Regresso a Jogo da UEFA", vencer a partida e somar os três pontos na secretaria, sendo que outra possibilidade é o reagendamento (que pode até ser para terreno neutro).

Ao que foi possível apurar, dos 23 jogadores bielorrussos, Ilya Lukashevich, Dmitry Prishchepa e Roman Vegeri acusaram positivo nos testes realizados na segunda-feira em Portugal (após os que deram negativo na Bielorrússia nos dias 3 e 5), levando a que toda a comitiva fosse obrigada pelas autoridades de saúde a ficar em isolamento no hotel, em Lisboa.

A O JOGO, a federação de futebol da Bielorrússia remete para a UEFA uma eventual nova da data para a partida, garantindo que "não será nesta janela para os jogos de seleções". Posto isto, e como a UEFA tem dificuldade em encontrar novas datas, ganha força a possibilidade de que seja atribuída "desistência" aos bielorrussos por não se poderem apresentar a jogo. Caso a responsabilidade fosse atribuída às duas federações e não desse para reagendar, o jogo ficaria decidido por sorteio. Para já, a UEFA terá de se pronunciar com uma decisão final.

Portugal ocupa o segundo lugar do Grupo 7, com menos seis pontos que a Holanda e menos um jogo, e todos os pontos são decisivos para a seleção orientada por Rui Jorge: qualificam-se diretamente os primeiros classificados e os cinco melhores segundos dos nove grupos.

Recentemente, nas rondas preliminares da Liga dos Campeões, jogadores do Slovan Bratislava acusaram positivo em testes consecutivos nas Ilhas Faroé, antes da partida com o KÍ Klaksvík. Em caso semelhante ao que agora se verifica, o Slovan sugeriu ao abrigo dos regulamentos nova data para dois dias depois, como anunciaram os bielorrussos no site da federação, mas o jogo não se realizou e está entregue ao Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA.

Rafael Toucedo