Extra

Duas explosões no porto de Beirute, dezenas de feridos

As explosões, cuja origem não foi conhecida de imediato, foi ouvida em várias zonas da cidade

Duas fortes explosões abalaram esta terça-feira a zona do porto da capital do Líbano, Beirute, causando dezenas de feridos, segundo uma fonte da segurança e correspondentes da agência France-Presse no local.

A agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP) indicou que uma forte explosão ocorrida em Beirute feriu várias pessoas e causou danos generalizados.

Segundo a AP, a explosão ocorrida esta terça-feira à tarde partiu janelas a quilómetros de distância. Algumas emissoras de televisão locais indicaram que a explosão ocorreu no porto de Beirute, numa área onde estava armazenado fogo de artifício.

São visíveis nuvens de fumo laranja sobre a cidade e os "media" locais já transmitiram imagens de pessoas presas em escombros, algumas cobertas de sangue, segundo a AFP.

Um repórter fotográfico da AP viu pessoas feridas no chão perto do porto de Beirute e destruição generalizadas no centro da cidade.

A zona do porto foi fechada pelas forças de segurança, que apenas deixam passar a defesa civil, ambulâncias e viaturas dos bombeiros.

As circunstâncias e pormenores da explosão continuam a ser desconhecidos, indicou a AFP, cujos correspondentes viram habitantes feridos a deslocarem-se para hospitais, assim como viaturas abandonadas nas ruas, com os airbags inflados.

O Líbano enfrenta a sua pior crise económica das últimas décadas, marcada por uma desvalorização da moeda sem precedentes, uma hiperinflação, despedimentos em massa e restrições bancárias, que alimenta há vários meses a agitação social.

Redação com Lusa