Covid-19

Casos diários de contágio em Itália aumentam há três dias

Itália é um dos países mais afetados pela pandemia AFP

Mais 276 contaminações confirmadas no país.

Os casos de novas infeções com o novo coronavírus aumentaram pelo terceiro dia consecutivo, em Itália, onde nas últimas 24 horas se registaram mais 276 contaminações, comparando com 229, 193 e 138, nos dias anteriores.

O número de mortes nas últimas 24 horas foi 12, o mesmo de quinta-feira, de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde de Itália.

Desde o início da pandemia de covid-19, em fevereiro, houve 242.639 casos no país e 34.938 mortes.

Quase metade dos novos casos foi registado na Lombardia (norte), a região mais atingida pela pandemia, com 135 infeções nas últimas 24 horas e seis mortes, tendo-se igualmente verificado óbitos no Piemonte (2), Veneto (2), Toscana (1) e Lácio (1).

Atualmente, existem 13.428 positivos, mas o número de pacientes hospitalizados continua a diminuir, sendo agora de 844, e 65 estão em unidades de cuidados intensivos.

A Itália está em fase de desconfinamento das medidas de luta contra a covid-19, mas já surgiram novos surtos em várias partes do país, levando o Governo a enfatizar a necessidade de a população manter os cuidados de saúde.

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, anunciou hoje que o estado de emergência, previsto até final deste mês, deve ser prolongado até ao final do ano.

"O estado de emergência é necessário para manter o vírus sob controlo. Nem tudo foi decidido ainda, mas devemos ir nesse sentido", explicou Conte.

A Itália declarou o estado de emergência em 31 de janeiro e, durante um período de seis meses após a deteção dos primeiros casos positivos com o novo coronavírus.

O Governo italiano proibiu, na quinta-feira, a entrada de pessoas provenientes de 13 países de risco, incluindo cinco latino-americanos: Chile, Peru, Brasil, Panamá e República Dominicana.

Também Arménia, Bahrein, Bangladesh, Bósnia-Herzegovina, Koweit, Macedónia do Norte, Moldávia e Omã estão nessa lista.

Os voos de Bangladesh já tinham sido suspensos por causa do registo de aumento, especialmente em Roma, de casos do novo coronavírus importados daquele país.

Redação com Lusa