Covid-19

Trump fala em milhões de vidas salvas e aponta data para uma vacina

Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos AFP

Afirma que a mesma vai estar disponível até final do ano.

O Presidente dos Estados Unidos considerA que uma vacina contra a covid-19 vai estar disponível até final de 2020. "Pensamos ter uma vacina até final deste ano", declarou Donald Trump, durante uma emissão especial do canal de televisão Fox News, emitida a partir do Lincoln Memorial, monumento em Washington em homenagem ao 16.º Presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln.

"Os médicos vão dizer que eu não devia dizer isto. Eu digo o que penso", acrescentou. "Estamos a pressionar (...) vários grupos [farmacêuticos] estão, penso, muito perto", disse.

Questionado sobre como reagiria se outro país tivesse uma vacina antes dos Estados Unidos, Trump respondeu: "É indiferente. Apenas quero uma vacina que funcione".

Uma centena de projetos de vacina contra a covid-19 estão em curso em todo o mundo, incluindo uma dezena já em fase de ensaios clínicos, de acordo com dados divulgados pelo instituto de Londres de higiene e medicina tropical (London School of Hygiene & Tropical Medicine).

O Presidente norte-americano, que defendeu, uma vez mais, um regresso prudente, mas "tão rápido quanto possível" à atividade no país, mostrou-se otimista sobre as perspetivas económicas.

O ano de 2021 vai ser "incrível", afirmou Trump, que voltou a defender as decisões que tomou desde o início da epidemia no país. "Penso que salvámos milhões de vidas", reiterou.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (67.674) e mais casos de infeção (mais de 1,15 milhões) no mundo.

Redação com Lusa