Modalidades

Campeonatos das modalidades de pavilhão vão ser dados como terminados

Competições nacionais estão suspensas desde 11 de março Ivan Del Val/Global Imagens

Anúncio será oficializado esta quarta-feira

A Federação de Andebol de Portugal, a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Federação Portuguesa de Patinagem e a Federação Portuguesa de Voleibol estão esta quarta-feira reunidas para decidir o que fazer com o que resta da temporada de 2019/20, preparando-se para emitir um comunicado conjunto ainda hoje.

Ao que O JOGO apurou, todas vão decidir-se pelo fim imediato das competições, interrompidas em março devido à pandemia.

Apesar de terem dado datas distintas para tomar uma decisão, os organismos voltaram a unir-se como já tinham feito numa missiva conjunta ao governo a pedir apoios no mês passado.

No andebol, é possível adiantar que a I Divisão masculina e feminina vão ser alargadas, pois não haverá descidas. As subidas da II e III divisões vão ser desportivas e não administrativas. Ainda não hã informações se vai haver campeão.

Pelo contrário, no basquetebol, a federação já tinha estabelecido que a classificação à data da paragem não serviria para entregar o título, neste caso ao Sporting, líder ao cabo de 22 jornadas. Também já estava definido que a FPB vai salvaguardar as descidas/subidas que já estavam definidas matematicamente, querendo dar aos clubes que tinham aspiração de serem promovidos a oportunidade de voltarem a jogar.

Está previsto que, além do comunicado conjunto, cada federação faça depois a sua comunicação em específico, dadas as diferenças entre as várias modalidades.

Catarina Domingos