Extra

Eventos limitados a 100 pessoas e outras duas medidas extraordinárias decretadas

Ribeira do Porto vazia LUSA

Está proibido o consumo de álcool na via pública e as escolas de condução estão encerradas a partir desta segunda-feira

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna decretou este domingo a aplicação de três medidas extraordinárias no plano de contingência em vigor em Portugal.

São elas:

- Reduzir a dimensão e lotação de eventos, sejam em espaços abertos ou fechados, para um máximo de 100 pessoas. "Façam apenas as reuniões e encontros que sejam estritamente necessários", pediu o ministro;

- Proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública. "Não estamos a falar de espaços licenciados e condicionados, como esplanadas por exemplo. É necessária extrema responsabilidade por parte de todos", explicou Eduardo Cabrita.

- Escolas de condução encerradas a partir deste domingo. Não são permitidas aulas teóricas presenciais, nem a realização de aulas ou exames de condução. "Não haverá prejuízo para os alunos, evidentemente", garantiu o governante.

Em conferência de Imprensa, Eduardo Cabrita apelou a que os portugueses se limitem às deslocações estritamente necessárias e garantiu que "o quadro de gestão de fronteiras terá notícias entre hoje e amanhã".

Ana Luísa Magalhães