Internacional

Cadena SER apresenta documentos que ligam Barcelona a rede de desinformação

Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona, no centro de nova polémica EPA

A direção é acusada de ter um esquema para difamar futebolistas, ex-jogadores e oposição

Depois de ter rebentado o escândalo que coloca o Barcelona no centro de um esquema de desinformação digital, a rádio espanhola Cadena SER revelou documentos que colocam a empresa I3 Ventures por detrás de contas que se dedicam a difamar futebolistas, ex-jogadores catalães e oposição a Josep Maria Bartomeu. O propósito principal, de acordo com a investigação daquele órgão de comunicação social, era mesmo o de limpar a reputação da administração do clube.

Em comunicado, Barcelona confirmara a ligação contratual à I3 Ventures, mas negara "veementemente qualquer relação e a contratação de serviços vinculados a contas nas redes sociais que tenham difundido mensagens negativas ou menosprezando qualquer pessoa, entidade ou organização, que tenha ou tenha tido com o clube".

Na versão oficial do contrato, no valor de um milhão de euros, a I3 Ventures teria de "zelar pela reputação do clube nas redes sociais".

Contudo, em resposta ao comunicado do Barça, a Cadena SER divulgou documentos que mostram a ligação da empresa a uma série de contas nas redes sociais com o único propósito de difamar pessoas como Pep Guardiola, Piqué, Messi, Xavi ou Joan Laporta, ex-presidente e candidato às próximas eleições.

O Barcelona também tinha afirmado que a empresa contratada "não tem nenhum vínculo com essas contas e se se provar que o tem, o clube rescindirá imediatamente a sua relação contratual, assim como exercerá ações legais em defesa dos seus legítimos interesses".

Ana Luísa Magalhães