Extra

Está a ser avaliado o primeiro caso suspeito de coronavírus em Portugal

Está a ser avaliado o primeiro caso suspeito de coronavírus EPA

Está a ser avaliado em Lisboa o primeiro caso suspeito de infeção por novo Coronavírus em Portugal, anunciou a Direção-Geral da Saúde.

Um homem regressado hoje da China está sob observação no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, por suspeita de infeção pelo novo vírus detetado naquele país, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

"Relativamente ao surto de pneumonia por novo Coronavírus (2019-nCoV), com início na China, a Direção-Geral da Saúde informa que está a ser avaliado o primeiro caso suspeito de infeção por novo Coronavírus (2019-nCoV) em Portugal", afirma a DGS, numa nota publicada na sua página da internet.

Segundo a informação, este doente regressou hoje da China, onde esteve nos últimos dias em Wuhan, a cidade onde foi detetado inicialmente o vírus, e encontra-se "sob observação" no Hospital Curry Cabral, unidade de "referência para estas situações".

A Direção-Geral da Saúde indica ainda que a situação clínica do doente "está estável", aguardando-se os resultados das análises laboratoriais em curso.

O novo vírus, que causa pneumonia, foi detetado na China no final de 2019, e já provocou a morte a pelo menos 41 pessoas.

Os primeiros casos apareceram exatamente em Wuhan, uma cidade com 11 milhões de habitantes e capital da província de Hubei, no centro do país.

O vírus já matou 41 pessoas na China e infetou mais de 1.300 em vários países.