FC Porto

Contas feitas aos negócios: FC Porto já importou 123 golos do V. Guimarães

Soares e Marega: dois nomes que vingaram no Dragão depois de passarem pelo Vitória LUSA

Desde o iníco do milénio são inúmeros os jogadores que passaram do FC Porto para o V. Guimarães e vice-versa. Esta noite alguns vão estar em campo à procura de um lugar na primeira final do ano.

A segunda vaga na final da Taça da Liga vai ser disputada por dois clubes com grandes "ligações".

Desde o início do milénio são inúmeros os casos de jogadores que trocaram diretamente um clube pelo outro [como se pode ver na infografia abaixo] entre empréstimos (no sentido do Minho) e compras (maioritariamente no sentido oposto). Do lado do FC Porto, vão subir ao relvado do Municipal de Braga três jogadores que passaram pelo "Berço": Otávio, Marega e Soares.

Do outro lado, do Vitória, devem estar André André, que regressou a Guimarães na época passada depois de três anos no Dragão, e Victor García, Rafa, Mikel e João Carlos Teixeira são os outros ex-portistas no plantel de Ivo Vieira, mas não é esperado que entrem no onze. E convém recordar que André Pereira esteve em Guimarães até ao início deste ano, mas entretanto foi cedido ao Saragoça.

De uma forma redutora, pode dizer-se que o FC Porto foi a Guimarães "comprar ou repescar" mais de 120 golos nos últimos anos. Soares foi contratado diretamente aos minhotos, em 2016/17, e já leva 59 golos de azul e branco, dez dos quais feitos nos últimos oito jogos em que foi titular. O brasileiro é, aliás, o melhor marcador desta edição da Taça da Liga (três golos) a par de Léo Bonatini, que vai estar do outro lado esta noite. Tiquinho não foi sozinho para o Porto, já que Otávio também fez percurso idêntico na mesma época. Só que no caso do médio ofensivo tratou-se de um regresso a casa após um ano e meio de empréstimo. Até essa altura, recorde-se, "Tavinho" não tinha qualquer presença na equipa principal do FC Porto. Agora vai em 127 (esta época é o que mais jogos tem na equipa), nas quais fez 13 golos.

Na época seguinte (2017/18) foi a vez de Sérgio Conceição fazer regressar Marega após cedência ao V. Guimarães. O maliano saiu com um golo de azul e branco e depois da rodagem no Minho afinou a pontaria e já festejou mais 51 vezes.

Dança também nos bancos

As "ligações" entre FC Porto e V. Guimarães não se limitam a jogadores. Nos bancos também há casos a registar, com Sérgio Conceição à cabeça. O atual treinador dos dragões reencontra os minhotos, equipa que orientou durante quase uma época (2015/16) - entrou em setembro para o lugar de Armando Evangelista - tendo vencido apenas oito dos 31 jogos que fez. No sentido contrário, Luís Castro passou grande parte da carreira no FC Porto (entre equipa B, a principal e como coordenador de formação), tendo orientado o V. Guimarães na época passada. Finalmente, neste milénio, há ainda José Peseiro com passagem pelos dois clubes.

Redação