Extra

Pelo menos 15 mortos em queda de avião no Cazaquistão

Avião caiu no Cazaquistão EPA

Há ainda registo de pelo menos 12 feridos graves.

Pelo menos 15 mortos, 66 feridos e 50 pessoas hospitalizadas, 12 delas em estado grave, é o último balanço oficial do acidente aéreo ocorrido esta sexta-feira no Cazaquistão.

O avião da companhia aérea Bek Air, um Fokker 100, seguia para Nursultan, a capital do país, com mais de 90 passageiros e cinco membros da tripulação a bordo, e perdeu altitude às 7h22 (1h22 em Portugal continental), momentos após a descolagem de Almaty, a maior cidade do Cazaquistão.

Numa mensagem de condolências na rede social Twitter, o Presidente, Kassym-Jomart Tokayev, garantiu que "os responsáveis serão punidos severamente de acordo com a lei".

O Ministério dos Transportes da antiga república soviética informou que o avião da Bek Air perdeu "altitude na descolagem e atingiu um muro de cimento [e] colidiu com um edifício de dois pisos", uma casa de dois andares que ficou parcialmente destruída.

O Ministério da Indústria e Infraestruturas do Cazaquistão determinou a suspensão de todos os voos do modelo Fokker 100 até que sejam esclarecidas as causas do acidente.

Redação