Pelas comparações possíveis - e atendendo à especificidade do futebol - foi um salto enorme, mas há outros números para conferir.
Português elevou os pés em 71 centímetros, marca excecional para um futebolista, mas aquém dos 116,8 centímetros de Michael Jordan e dos 98 cm da NFL
O golo de Cristiano Ronaldo à Sampdória, num cabeceamento mortífero após de ter elevado a 2,56 metros, tem corrido mundo e gerado todo o tipo de comentários, desde os mais certeiros a alguns disparatados, pelas comparações com outras modalidades. A proeza atlética foi fora do normal, mas para um jogo de futebol.
A verdade é que o desempenho desta semana nem sequer foi o melhor do avançado da Juventus. A sua elevação representou um salto vertical de 71 centímetros e já lhe foram medidos saltos de 76. Qualquer deles é muito acima do habitual para um futebolista e fica mesmo entre os bons saltos dos jogadores da NBA, onde uma elevação de 70 centímetros é suficiente para atletas com dois metros de altura poderem "afundar" (o cesto está a 3,05 metros).
Os recordes, no entanto, estão a outro nível.
No futebol americano (NFL), onde em média até se salta mais alto do que na NBA, Odell Beckham Jr possui a melhor elevação, com 98 centímetros acima do solo. Na NBA, os melhores saltos verticais foram de Michael Jordan e Zach Lavine, ambos com 116,8 cm. Entre os jogadores atuais, o mais fantástico é LeBron James, com 112 centímetros.
Os saltos verticais têm ainda um registo no Guiness Book e aí o melhor é o canadiano Evan Ungar, que já conseguiu 161 centímetros, mas em condições totalmente diferentes e mais conhecidas dos ginásios: saltar a pés juntos para uma pilha de pneus.
As performances de Cristiano Ronaldo, tanto em salto como em corrida, têm provado apenas que a nível atlético é indiscutivelmente o melhor futebolista do mundo e sugerem um outro dado: possui capacidades físicas (e obviamente mentais) que lhe permitiriam ser competitivo em várias outras modalidades.