FC Porto

FC Porto um a um: Marchesín mostrou à Europa que é grande

UM A UM - Análise ao desempenho dos jogadores do FC Porto, que hoje empataram a uma bola no Dragão, frente ao Rangers, para a terceira jornada da Liga Europa

FC PORTO UM A UM

Corona 5

Recuperou de uma lesão, e teve uma exibição de altos e baixos. Trocou diversas vezes as voltas a Barisic, fez alguns cruzamentos perigosos, mas também é verdade que abriu uma autoestrada no golo que permitiu o empate.

Pepe 6

Exibição consistente, com muitos cortes oportunos e sempre com a preocupação de lançar de imediato a equipa para o ataque, muitas vezes com passes longos. Viu ainda um cartão amarelo para "limpar" uma asneira de Alex Telles e um falha de Marcano.

Marcano 4

Teve culpas no golo do empate. Deixou Morelos nas costas e falhou o corte. A experiência permitiu-lhe ter depois uma exibição tranquila, mas aos 83' voltou a claudicar, depois de um mau passe de Alex Telles.

Alex Telles 4

O melhor que fez foi um cruzamento perfeito para Zé Luís, num lance em que o caboverdiano cabeceou ao poste. De resto, deixou muito espaço nas costas, permitindo constantemente que os adversários subissem para causar problemas.

Danilo 5

A pressão dos escoceses impediu-o muitas vezes de ser o primeiro jogador do FC Porto a construir jogo. Num jogo em que teve muito trabalho, tentou o golo, aos 80', mas o cabeceamento saiu ao lado.

Uribe 5

Andou algo desaparecido na primeira parte, mostrando-se mais no segundo tempo, sobretudo depois da entrada de Bruno Costa. Esteve para dar a vitória ao FC Porto, mas o guarda-redes escocês impediu o golo com ua boa defesa.

Otávio 4

Viu-se apenas numa ou noutra combinação ofensiva, sobretudo em lances com Corona, mas foi pouco e acabou naturalmente substituído.

Luis Díaz 6

A nota vale essencialmente pelo golo fabuloso que marcou. O colombiano rematou cruzado, com força e ao ângulo. Que golaço. Brilhante, é certo, mas pouco para quem tem tanta qualidade e de quem se espera sempre mais.

Marega 4

Correu, lutou, recuperou bolas e tentou desmarcar-se nas costas da defesa escocesa. Esforçou-se, é certo, e incomodou, mas também é verdade que muitas dessas ações terminaram depois e passes errados.

Zé Luís 4

Exibição apagada e sem chama. Viu-se essencialmente num lance, aos 33', quando cabeceou ao poste. Um movimento brilhante, mas não teve a sorte pelo seu lado. Pouco, muito pouco, acabando substituído por Soares.

Bruno Costa 6

Entrou bem e dinamizou o ataque. Foi até nele que nasceu uma das melhores oportunidades do FC Porto, numa combinação com Nakajima.

Nakajima 5

Com movimentos na ala ou pelo meio, tentou empurrar a equipa para a frente. Falhou alguns passes, mas nunca desistiu.

Soares 5

Teve o golo nos pés, aos 85', mas o guarda-redes impediu.

A FIGURA
Marchesín 6

Confirma na Liga Europa que é mesmo guarda-redes de clube grande e de grandes jogos. Pode até nem ter muito trabalho para fazer, mas quando é chamado a intervir resolve sempre com uma defesa excecional. Ontem voltou a deixar a sua marca, aos 53', num lance em que impediu Morelos de bisar. O internacional argentino voou e fez uma defesa estrondosa, simplesmente espectacular e eficaz, impedindo a derrota nova derrota do FC Porto na Liga Europa. Ganhou no novo frente a frente com o avançado do Rangers, depois de ter sido batido pelo mesmo jogador ainda na primeira parte, mas sem culpas no golo.

Manuel Casaca