Lyon será o terceiro jogo do jovem como titular na prova. Neste século, entre defesas, só Kompany o fez sendo mais novo.
Titular nos dois primeiros jogos do Benfica na Champions, diante de Leipzig e Zenit, e com 180 minutos disputados, Tomás Tavares prepara-se para manter o estatuto na receção de quarta-feira ao Lyon.
Com André Almeida, a recuperar ainda de uma lesão muscular na coxa esquerda, apontado apenas ao jogo com o Tondela, o jovem camisola 84 vai cumprir um feito digno de registo na Liga dos Campeões. Isto porque neste século só Vincent Kompany, em 2003/04, e então ao serviço ainda do Anderlecht, conseguiu fazer os seus três primeiros jogos na prova milionária como titular, completando 270 minutos nesse período.
O antigo central, que chegou a capitanear o Manchester City - e este ano já esteve na Luz, como treinador do Anderlecht, na apresentação do campeão nacional aos sócios -, atingiu essa série, após ter falhado o primeiro embate da fase de grupos, com apenas 17 anos, seis meses e 26 dias, num desaire por 3-1 diante do Celtic.
Tomás Tavares, que apesar da juventude notabilizou-se como um dos melhores do Benfica nos dois jogos já disputados, contra Leipzig e Zenit, prepara-se para atingir a marca dos três jogos a titular com mais de um ano de diferença em relação a Kompany, pois terá 18 anos, sete meses e 16 dias na próxima quarta-feira. E, ainda que mais novo e de uma posição diferente, o defesa irá seguir um exemplo já alcançado na época passada por Gedson, tornando-se mais um jogador a sair diretamente dos escalões de formação para a Liga dos Campeões como titular - o médio integrou o onze inicial, então sob as ordens de Rui Vitória, nos primeiros quatro duelos da fase de grupos, com Bayern, AEK e Ajax (estes a dobrar).
E é precisamente nesta equipa holandesa que existe, também esta época, um caso de mais um jovem a despontar como Tomás Tavares, também ele lateral-direito. Trata-se de Sergiño Dest, que foi aposta como titular nos desafios do Ajax com Lille e Valência, somando até agora 180', e podendo imitar na quarta-feira, frente ao Chelsea, o registo de Tavares, ainda que sendo mais velho que o defesa encarnado quatro meses e quatro dias.
Renato Sanches foi lançado mais jovem
Entre os jogadores portugueses neste século, Renato Sanches foi o mais novo a realizar três jogos na Champions, apesar de só ter debutado na quinta jornada da fase de grupos. Em Astana, no empate das águias (2-2), em novembro de 2015, Sanches foi lançado por Rui Vitória com 18 anos, 3 meses e 7 dias. O médio também cumpriu os 90" nos dois embates seguintes, com Atlético de Madrid e Zenit, este nos "oitavos". Em termos absolutos, os mais jovens na Champions foram José Gomes e Rúben Neves, mas ambos entraram no decorrer dos jogos.