Benfica

Bruno Lage avança com a dupla mais cara de sempre do Benfica

De Tomás e Vinícius preparam-se para ir a jogo frente ao Cova da Piedade Filipe Amorim / Global Imagens

O Cova da Piedade prepara-se para enfrentar um novo ataque das águias, que deixará a mais de 13 e 15 milhões o maior investimento do FC Porto e Sporting, respetivamente, para a frente.

Com duas semanas de trabalho desde a derrota com o Zenit, para a Liga dos Campeões, Bruno Lage aproveitou para afinar a dupla Raúl de Tomás-Carlos Vinícius, que deverá lançar já amanhã diante do Cova da Piedade.

A partida da terceira eliminatória da Taça de Portugal dará lugar assim à estreia de mais uma parceria no ataque encarnado (a quinta da temporada) e que se prepara para bater um recorde a nível financeiro. Isto porque De Tomás e Vinícius custaram 37 milhões de euros, tornando-se assim na dupla mais cara de sempre a atuar no futebol português.

Para trás ficará o registo alcançado por Jonas (5,8 M€) e Jiménez (21,9 M€), que levaram a um investimento total por parte dos encarnados de 27,7 milhões de euros. Menos utilizada do que Jonas e Mitroglou, esta fórmula foi lançada pela última vez por Rui Vitória a 1 de outubro de 2017, no empate a uma bola diante do Marítimo, nos Barreiros.

Numa época em que investiu 39,5 milhões de euros em avançados (gastou, segundo Luís Filipe Vieira, mais 2,5 em Cádiz, entretanto cedido ao Dijon), o Benfica prepara-se para bater o seu próprio recorde, sendo que o pódio das duplas mais caras, com um gasto de 23,9 milhões de euros, é ocupado também pelo clube da Luz, ainda que a par do FC Porto. Em setembro de 2017, no triunfo por 2-1 diante do Rio Ave, Sérgio Conceição lançou Otávio ao lado de Aboubakar, sendo que os dragões investiram, entre transferência e custos associados a esta, 7,6 milhões no primeiro e 16,3 no segundo. Já do lado encarnado, Raúl de Tomás e Seferovic são a terceira parceria mais cara de sempre, com o primeiro a representar um investimento de 20 milhões e o segundo de 3,9 - entre serviços de intermediação e prémio de assinatura.

Mais longe destes registos fica o Sporting. Sob o comando de Jorge Jesus, os leões alinharam várias vezes em 4x4x2 com Bruno Fernandes a jogar no apoio a Bas Dost - a última a 5 de maio, na receção ao Benfica (0-0), que ditou o título para o FC Porto -, futebolistas que levaram o clube de Alvalade a investir 21,6 milhões de euros: 11,9 por Dost e 9,7 pelo internacional luso.

Marco Gonçalves/Vítor Rodrigues